21 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

19ª Romaria dos Mártires

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Diocese de Rondonópolis, há dezenove anos, realiza a Romaria dos Mártires como ação celebrativa da fé cristã e expressão da comunhão enquanto Igreja Particular. É uma mística marcada pelo Tempo Quaresmal, Campanha da Fraternidade e pelo martírio de dom Oscar Romero em El Salvador, no ano de 1980. É um evento diocesano que envolve todas as paróquias, pastorais, movimentos eclesiais e serviços ministeriais. A partir do tema da Campanha da Fraternidade é também escolhido o tema da Romaria dos Mártires expressando assim, a comunhão com a Igreja do Brasil. Nesse ano, a reflexão se foca nos MÁRTIRES- TESTEMUNHAS DO SERVIÇO A DEUS E AOS IRMÃOS, EM FAVOR DA VIDA. A Campanha da Fraternidade se volta para situações existenciais que clamam por ações concretas por parte de toda a sociedade e a Igreja é parte dessa sociedade.
Lembrar os mártires da Igreja é um ato de amor e de fé, porque com a força da Palavra de Deus eles prestaram um serviço gratuito aos indefesos e no seguimento coerente de Jesus Cristo defenderam a dignidade das pessoas. Diante da ditadura militar de El Salvador em 1980, um pai de família desesperado perante os massacres dos militares disse a Dom Oscar Romero: “Senhor bispo, o Senhor é a única pessoa que pode nos ajudar; o Senhor é A NOSSA VOZ, eles não nos respeitam”. Essa foi a missão dos profetas da Bíblia (Elias, Isaías, Jeremias, Joel e outros): ser voz daqueles que não eram ouvidos. E só quem tem fé compreende tamanho amor incondicional. Essa é a Igreja de Jesus Cristo, que a seu exemplo gera mártires que defendem a dignidade humana a ponto de doarem a própria vida em favor da verdade do Evangelho. A vida é o maior dom de Deus, como afirma Jesus “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Essa plena qualidade de vida é para todos os filhos e filhas de Deus e não somente para uma minoria que sobrepõe aos milhões de excluídos do mínimo da dignidade humana.
A Romaria é uma celebração da fé e da esperança e todo o povo de Deus está convidado a participar. Convida vizinhos, amigos parentes e familiares. É um dia de comunhão diocesana.

DIA: 21 de março de 2010 (domingo)
LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: Praça da Saudade (bairro  Bom Pastor)
HORÁRIO DE INÍCIO:  15h30
LOCAL DE ENCERRAMENTO: Praça Bom Jesus (bairro Vila Operária)

Venha! Participe você e sua família dessa caminhada penitencial, com cantos e orações que alimentam a fé, fortalecem a missão e nos fazem sentir Povo de Deus.

(*) Gracília de Miranda Silva é coordenação Diocesana de Pastorais

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Antigo Seriema: Observatório Social aciona o MP

O Observatório Social de Rondonópolis (OSR) acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar respostas da prefeitura sobre a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img