25.8 C
Rondonópolis
 
 

Importância dos aparelhos ortodônticos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Dentista mariana c. de lara ferro - 08-08-15

O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais procurados hoje em dia e proporciona o que todos nós queremos: dentes bonitos e alinhados. Além disso, aparelhos estéticos vieram para dar mais conforto e segurança para o paciente, sendo praticamente invisíveis. Porém não devemos esquecer que o aparelho dentário não é só uma questão estética; as articulações e músculos envolvidos são prejudicados com o desalinhamento dos dentes.
É composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, e por um arco que serve de guia para a correção. Existem 2 tipos de aparelho fixo: os convencionais e os auto-ligáveis.
Nos aparelhos fixos convencionais, o arco mantém-se preso a cada um dos bráquetes através de “borrachinhas” e a movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos.
É necessária manutenção mensal, em consulta dentária, para que o ortodontista aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido desejado. Os aparelhos fixos convencionais podem ser de bráquetes metálicos, para fins terapêuticos, e de bráquetes transparentes, para fins estéticos.
Aparelhos fixos autoligáveis possuem a tecnologia mais avançada existente no mercado, cujos bráquetes são os mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento, em manutenções mais espaçadas, em média a cada 3 meses.
Além disso, o sistema dispensa o uso das “borrachinhas” e acessórios, promovendo uma maior força para mover o dente, pois apresenta um encaixe próprio que fixa o arco mantendo o fio ativado durante mais tempo.
Os aparelhos são recomendado tanto para casos simples de pequenas imperfeições até os casos de dentes extremamente sobrepostos (acavalados). Os aparelhos ortodônticos fixos são utilizados para resolver estes problemas. Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas. Dessa forma, corrigem o problema sem depender tanto da colaboração do paciente, que por sua vez deve ter muito cuidado com a higiene. A escolha de qual tipo de aparelho é verificada caso a caso.
A duração do tratamento com aparelhos, como em praticamente tudo na ortodontia, dependerá sempre de cada caso, alguns pacientes em um ano e meio ou dois, tem suas imperfeições bucais resolvidas, já outros podem permanecer por maior período de tempo fazendo uso dos aparelhos. No entanto, a manutenção do resultado eficaz da utilização de aparelhos ortodônticos dependerá de alguns cuidados. Por este motivo, após a correção dos dentes mal posicionados se faz necessária a contenção da posição dos dentes por algum tempo. Isto se faz necessário pois o tecido ósseo e gengival precisam ser adaptados às mudanças provocadas pela alteração das posições dos dentes.
Esta contenção poderá ser feita com a utilização de aparelhos removíveis ou fixos, os removíveis sempre dependerão da colaboração do paciente, que terá quer ter disciplina e utilizar a contenção móvel pelo período indicado pelo dentista. Já os fixos são colocados rente aos dentes que tem contato direto com a língua, e são praticamente imperceptíveis, o que facilita a adaptação dos pacientes.

Mariana C. de Lara Ferro, cirurgiã dentista, CRO 6508
Rua João Pessoa, 616, no Hospital São Marcos, no Centro. Telefone (66) 9959-4748.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Abuso de poder na pré-campanha eleitoral pode ser econômico, político, midiático e religioso, explica especialista

Os abusos de poder no processo eleitoral podem ser caracterizados de diversas formas, entre elas: abuso de poder econômico,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img