33.2 C
Rondonópolis
 
 

Morre a Irmã Gema Fornazier, ex-diretora da Escola Sagrado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Em 1965, Irmã Gema veio como missionária para Rondonópolis, onde assumiu a missão de educadora na Escola Sagrado

A Irmã Gema Domênica Fornazier faleceu aos 87 anos de idade, deixando exemplo profissional e de fé em Rondonópolis - Foto: Arquivo Província
A Irmã Gema Domênica Fornazier faleceu aos 87 anos de idade, deixando exemplo profissional e de fé em Rondonópolis – Foto: Arquivo Província

A Irmã Gema Domênica Fornazier faleceu aos 87 anos de idade, na manhã desta quarta-feira (13/9), na Santa Casa de Misericórdia, onde estava internada desde 1º de setembro deste ano. Integrante da Província Santa Teresa do Menino Jesus, ela ficou conhecida em Rondonópolis, principalmente, por ter estado na direção da Escola Sagrado Coração de Jesus, durante 13 anos, entre 1981 e 1994, zelando pela formação das crianças, adolescentes e educadores.
O corpo da Irmã Gema está sendo velado no salão da sede provincial das Irmãs Catequistas Franciscanas, na Avenida Frei Servácio, 354 (próximo à Escola La Salle). A missa de corpo presente será hoje, dia 14 de setembro, às 8h, no mesmo local do velório, e, em seguida, o cortejo seguirá para o cemitério da Vila Aurora, onde será realizado o sepultamento.
Irmã Gema nasceu aos 19 de julho de 1930, em Encantado, no estado do Rio Grande do Sul. Em 1948 iniciou a formação para a vida religiosa, emitindo os votos temporários no dia 24 de dezembro de 1952 e votos perpétuos no dia 11 de fevereiro de 1956, em Rodeio (SC).
Em 1965, veio como missionária para Rondonópolis, onde assumiu a missão de educadora na Escola Sagrado Coração de Jesus. Em 1969, assumiu a direção da Escola Marechal Rondon, em Jaciara, e, em 1970, a direção da Escola São Francisco, em Campo Grande (MS), e no período da noite frequentava o curso de Pedagogia na Universidade Dom Bosco.
A seguir fez especialização em Português e em Metodologia de Ensino e, durante os anos em que esteve na direção das Escolas, participou de cursos de aperfeiçoamento relacionados à gestão do Ensino de Segundo Grau. Após sua aposentadoria, frequentou ainda em Rondonópolis a Universidade Aberta da Terceira Idade.
Desde a infância, Gema sonhava em ser professora, e teve a sorte de entrar na Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, que tem como carisma a educação e a catequese, carisma este hoje atualizado como educação da fé e para a cidadania, através dos meios que melhor respondem a cada realidade.
Durante os anos 1974 a 1982, Irmã Gema foi diretora do Curso de Normal de Férias, administrado na Escola Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis. O primeiro curso foi aberto para as irmãs da Província Santa Teresa do Menino Jesus e de outras congregações religiosas. O segundo curso foi aberto para leigos, funcionando na sede de seis municípios de Mato Grosso. A iniciativa da criação foi da então ministra provincial, Irmã Thereza Marangoni e do Frei Raimundo Schürmann, para facilitar o aperfeiçoamento dos professores rurais que não tinham acesso a outros cursos durante o ano letivo.
Segundo Irmã Gema, ela assumiu, entre 1981 e 1994, a direção da Escola “Sagrado Coração de Jesus” com resistência e muita humildade. Ela contou que sempre sentiu as luzes e a força de Deus em sua missão, zelando pela formação das crianças, adolescentes e educadores. Buscou atingir também os pais dos alunos, através da Escola de Pais, criada em seu período de direção. Buscou sempre manter a calma e a serenidade diante dos desafios que teve que enfrentar na questão disciplinar e de aprendizagem de alunos.
No ano 1995 aposentou-se de seu trabalho dedicado à educação sistemática e passou a assumir a educação da fé nas comunidades de Pedra Preta e Juscimeira. Nessa missão sentiu-se também competente, realizada e feliz.
As Irmãs Catequistas Franciscanas atestam que Irmã Gema buscou sempre ser mulher consagrada, comprometida com o Projeto de Deus; alimentar sua fé na Palavra e na solidariedade com os pobres; vivenciar os conselhos evangélicos como religiosa e viver a fraternidade na Congregação.
“Irmã Gema foi uma pessoa de fé e de oração, cuja presença irradiava paz, serenidade e confiança. Foi dedicada ao estudo, à vida profissional como educadora e ao aperfeiçoamento de sua personalidade; na convivência com as irmãs era serviçal, agradável e conciliadora. Gema assumia seus compromissos com fidelidade, perfeição, calma e persistência. Seu refrão diante de desafios e impasses era: ‘No fim, vai dar tudo certo’ e este fim já deu certo: Confiamos que Deus Pai-Mãe já a recebeu em seu regaço de amor, para recompensá-la por sua vida de doação”, externaram as Irmãs da Província Santa Teresa do Menino Jesus.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Pessoas como a Irmã Gema são exemplos a serem seguidos! São raros os seres humanos que deixam marcas tão positivas durante sua vida! Ontem, estive conversando com algumas Irmãs na Província e elas me contaram um pouco sobre estes últimos dias da Irmã Gema… …algo que precisa ser testemunhado para as pessoas. Acho que dá pra contar nos dedos de uma mão só, as pessoas que, como a Irmã Gema, recebem a graça de Deus para se preparar para a partida e mais que isso, preparar os que estão próximos neste momento! Pois ela assim o fez! Deixou divididos seus poucos pertences, visitou amigos e passou por lugares onde sentia bem e querida por todos… …por fim, solicitou com sua singeleza uma companhia para seu período hospitalar, na qual frisou (segundo as Irmãs que me relataram) “Não se preocupem! Será por pouco tempo! Não devo ficar no hospital por mais de 15 dias!”… …pois HOJE fazem 15 dias desde esta conversa! Fiquei extremamente comovido e emocionado ao ouvir isso da Irmã Rosa, Irmã Edilúcia e Irmã Elsa ontem enquanto me serviam carinhosamente um café!
    Vá com Deus Irmã Gema! Seu legado de simplicidade, dedicação, retidão, humildade e serenidade fica para a posteridade! A senhora é prova de que Deus sabe escolher muito bem seus servos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img