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Estacionamento pago pode ser explorado por outra empresa

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Uma empresa de Salvador (BA) pode assumir o serviço de estacionamento pago na região central de Rondonópolis

 Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Os representantes da empresa que administra o  estacionamento pago em Rondonópolis, o Rotativo Rondon, pediram, por meio de um documento protocolado na Prefeitura, na última segunda-feira (24), uma reunião com o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) para discutir o contrato de concessão do serviço de estacionamento pago, com a possibilidade de uma subconcessão ou transferência do contrato para outra empresa.
Atualmente, a Planar Engenharia é detentora do contrato de concessão, porém outra empresa chamada Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (Sinart) manifestou interesse em assumir o serviço do estacionamento pago na cidade.  No Brasil, a empresa que tem sede em Salvador (BA), é prestadora de serviços na gestão de terminais de passageiros, estacionamentos públicos e privados.
No documento protocolado, está relatado que o atual sistema de estacionamento pago em Rondonópolis não funcionou como era esperado, esbarrando em dificuldades de conexão de internet nos terminais, baixa escolaridade da mão de obra operacional, criação de bolsões de fuga para estacionamento de motocicletas na rua 13 de Maio entre as avenidas Marechal Dutra e Cuiabá, além da área da antiga rodoviária, que segundo os representantes do Rotativo Rondon, “absolvem um fluxo de 500 veículos dia de forma rotativa, o que se tornou uma concorrência desleal com a empresa que possui hoje uma taxa de ocupação das vagas de apenas 28%, chegando as vezes até 30%”.

O estacionamento rotativo pago, a “zona azul”, começou a operar na cidade no dia 19 de dezembro de 2014 - Foto: Arquivo
O estacionamento rotativo pago, a “zona azul”, começou a operar na cidade no dia 19 de dezembro de 2014 – Foto: Arquivo

Além disso, conforme está descrito no documento, as informações que constaram no edital de licitação da concessão do serviço não identificou os problemas  que seriam fundamentais para operacionalização do sistema.
Segundo o documento, a Sinart tem interesse em explorar o serviço na cidade, mas precisa realizar estudo de tráfego e reavaliar o número de vagas no estacionamento pago na cidade, visando a identificação de vagas para fazer investimentos na implantação de outro sistema informatizado com pontos de vendas no comércio local a cada cem metros.
HISTÓRICO
O estacionamento rotativo pago, a “zona azul”, começou a operar na cidade no dia 19 de dezembro de 2014 em algumas vias de Rondonópolis em caráter de adaptação. No começo, mais de 50 monitores estavam nas ruas centrais, prontos para atender aos usuários e começaram aplicando infração a partir do dia 22 de dezembro daquele ano.
O propósito era amenizar o problema da falta de vagas no quadrilátero central, o que ocorreu, no entanto, acabou alvo de várias reclamações como o tempo de estacionamento máximo de apenas uma hora, mas que passou a ser de até três horas, além da possibilidade do fracionamento em minutos, o que no começo não existia.
Também após vários questionamentos, foi mantida a tolerância mínima de 20 minutos sem pagamento, mas com o uso do cartão.

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