25 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Índio acusado de matar 5 de uma mesma família é absolvido

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

O Tribunal de Júri absolveu, ontem, o índio da etnia Cinta Larga, Ricardo Vieira Cinta Larga, da acusação de homicídio contra cinco pessoas de uma mesma família de trabalhadores rurais, sendo uma delas menor de idade. O julgamento ocorreu na sede da Justiça Federal, em Cuiabá.
O crime ocorreu em fevereiro de 1991 em Juína, e teria sido motivado por conflito de terras de reserva indígena, segundo o MPF. As vítimas são Laor Campos de Oliveira, Leonora Campos de Oliveira, Vanderleia Campos de Oliveira, Delmiro Campos de Oliveira e Carlos Antônio Leandro, que era menor de idade e nunca teve o corpo encontrado.
Durante o julgamento, que foi presidido pelo juiz federal Francisco Moura Júnior, o índio negou a autoria do crime, afirmando que acompanhava um grupo de 60 índios no momento do crime, mas que passou mal e ficou atrás do grupo que supostamente teria matado a família.
As testemunhas do processo não estiveram presentes no julgamento pois já haviam sido ouvidas via carta precatória. Ainda assim, nenhuma delas apontou Ricardo Vieira como o responsável por assassinar a família, afirmando apenas que haviam “ouvido dizer” que ele era o autor do crime, mas que não tinham provas.
Durante seu depoimento, o acusado, que atualmente é cacique da Aldeia Capivara, afirmou que os índios da aldeia do Seringal haviam feito uma fiscalização na área da Terra Indígena e identificado que os trabalhadores rurais estavam roçando a mata dentro da reserva.
Segundo o indígena, a situação foi levada para a aldeia, oportunidade em que o então cacique da tribo determinou que os índios fossem até lá. Ricardo era genro do cacique, à época, e disse que, por isso, mesmo doente, chegou a se deslocar para o local, mas ficou com medo e correu de volta para a aldeia. Os jurados reconheceram o crime, mas não a participação do índio Cinta Larga nas mortes das vítimas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img