14.3 C
Rondonópolis
, 26 maio 2024
 
 

Novo RG começa a ser emitido pela Politec em Mato Grosso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Houve também, alteração no layout, semelhante ao modelo da Carteira Nacional de Habilitação
Houve também, alteração no layout, semelhante ao modelo da Carteira Nacional de Habilitação

As solicitações de carteiras de identidade, no novo modelo, começaram a ser emitidas na segunda-feira (20.03) em Mato Grosso, pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Foram acrescentados novos campos para inserção de informações opcionais, como o número do PIS, e o Fator Rh e o Tipo Sanguineo, além de mais elementos de segurança.
Entre eles, a digitalização das biometrias, como a fotografia, as impressões digitais e a assinatura. A inserção do QrCode no verso, para consulta de autenticidade do documento junto à Secretaria de Segurança.
Houve, também, alteração no layout, semelhante ao modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A cédula tem fundo invisível, sensível à luz ultravioleta, película autoaderente e nova tipografia dos dados, além do fornecimento do porta-documento, visto que a nova carteira não será plastificada.
Todo o processo de confecção é realizado na Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica em Cuiabá, e envolve etapas de processos manuais e informatizados. Faz parte do processo as fases de digitalização dos prontuários civis, recorte e transmissões das biometrias, análise e confronto, realizada por papiloscopistas na verificação de autenticidade e individualização do cidadão e, por fim, a impressão, filigrana e adesivagem da película autoaderente.
Conforme o Diretor Metropolitano de Identificação Técnica, Aílton Silva Machado, a mudança faz parte da primeira fase de modernização do serviço, que prevê outras melhorias. “Na qual contemplou: a redução das rotinas internas, diminuição das etapas no processo de emissão e no futuro bem próximo a automatização dos atendimentos com kit´s biométricos, que propiciará uma importante redução no prazo de entrega do documento à população mato-grossense”, anunciou.
O processo de transição teve início em dezembro de 2016, com a aquisição pelo Governo do Estado de cédulas de identidade produzidas pela Casa da Moeda do Brasil. A entrega do material foi feita no dia 06 de março. Para a efetivação do processo, foram realizados treinamentos e adequações no Sistema de Identificação da Politec, ao longo deste período.
Devido ao processo de transição, para a emissão do novo RG os prazos estão estendidos para 45 dias na capital e de 90 dias no interior, até a completa regularização dos serviços.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Pra que tanto número? Pra que tanto documento? Porque não podemos ter um só número de identificação no país, como nos Estados Unidos?
    É ridículo termos que transitar com uma renda de documentos, cada um com um número!!!!
    Outra coisa: já perceberam qual é o principal número que nos identifica pro governo?
    É o CPF – CADASTRO DE PESSOA FÍSICA! O governo nos enxerga como CONTRIBUINTE!
    Nos ESTADOS UNIDOS, o governo enxerga o cidadão como um SEGURADO. O número que idêntica o cidadão estadunidense é o da SEGURIDADE SOCIAL!
    Até nisso estamos errados! VERGONHOSO!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Fiéis lotam a Praça da Apoteose para participar da Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus do Rio de Janeiro, na 17ª edição levou milhares de fiéis para o centro da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img