29.5 C
Rondonópolis
 
 

Comércio abrirá no carnaval e espera movimento maior

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
 Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

Pelo segundo ano consecutivo, os comerciantes da cidade poderão abrir normalmente as portas no dia de carnaval, que neste ano cai no dia 28/2, sem pagamento de horas extras e ainda troca por folga em outra data. A terça-feira de carnaval, que até 2015 constava como feriado na convenção coletiva do comércio local, passou a ser considerada dia normal de trabalho. Enquanto no ano passado poucos lojistas abriram as portas na data, a expectativa é que um número maior de lojas da cidade funcione nesta ocasião.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis, Neles Walter Ferreira de Farias, explica que o dia de carnaval passou a ser um dia normal de expediente no comércio de Rondonópolis. Ele lembra que apenas o “dia do comerciário”, comemorado na segunda-feira de carnaval (neste ano 27/2), é feriado conforme lei municipal. Neles, que é empresário do setor de materiais de construção, diz que abriu as portas no dia de carnaval do ano passado e que foi um dia muito bom de vendas. Para este ano, atesta que a maioria do segmento de materiais de construção vai funcionar no carnaval. “Muita gente [do comércio em geral] já falou que não abriu no ano passado e este ano vai abrir”, reforça.
Neles acredita que a adesão de lojas abertas no dia de carnaval deste ano será bem maior, considerando que no ano passado a maioria dos comerciantes não estava ciente da possibilidade de abertura e que já tinha programado atividades ou viagens para a ocasião. Para o carnaval de 2017, destaca que os comerciantes já tiveram como assimilar melhor a possibilidade de abertura nesse dia. Além disso, analisa que, diante da grande quantidade de feriados prolongados em 2017, é preciso aproveitar as chances de faturar algo a mais. Mesmo que o movimento não esteja bom, aponta que os comerciantes podem aproveitar o dia de carnaval para organizar a loja, os estoques, melhorar o layout, atualizar serviços pendentes.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis, Almir Batista de Santana, também reforça a possibilidade dos lojistas abrirem as portas, sem encargos extras algum, no dia de carnaval. Ele diz que já ouviu falar que muitos lojistas vão abrir as portas no dia de carnaval deste ano, principalmente lojas de rede. Almir, que é comerciante no setor de móveis, também disse que funcionou a loja dele nessa data no ano passado e que acabou compensando. Da mesma forma, ele relata que ouviu testemunhos animadores de alguns lojistas que decidiram pela abertura no carnaval. “O pessoal cobrava muito isso [a abertura no dia de carnaval]. Agora a oportunidade está aí!”, argumenta.

Entidades esperam que a adesão de lojas abertas no dia de carnaval deste ano seja bem maior, assim como de consumidores no Centro - Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
Entidades esperam que a adesão de lojas abertas no dia de carnaval deste ano seja bem maior, assim como de consumidores no Centro – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

A expectativa das entidades representativas do comércio é que, com o tempo, os consumidores locais também criem o hábito de fazer compras e ir ao centro comercial no dia de carnaval. No ano passado, a abertura do comércio nesse dia em Rondonópolis foi bastante tímida. Poucas lojas do comércio de rua abriram as portas na ocasião, ainda assim a maioria até as 13h aproximadamente. Para este ano, ainda tem muitos lojistas na dúvida se abrião ou não no dia de carnaval. O empresário Sebastião Buquigaré, por exemplo, disse à reportagem que ainda não decidiu se vai abrir as portas ou não no dia de carnaval. “No ano passado, o pessoal do meu ramo que abriu disse que foi muito bom”, argumentou, mas ainda se mostrando indeciso.
Vale observar que na indústria, por exemplo, a terça-feira de carnaval sempre foi considerada dia normal de trabalho em Rondonópolis porque não é feriado nacional, havendo apenas um apelo cultural pela festa que acontece no Brasil.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Sacanagem com os funcionários num vende nada ainda larga os funcionários de castigo igual besta nas portas das lojas falta de respeito pessoal tá acostumado a fazer uma viagem ou descansar tão tirando todos direito do trabalhador tô pra acreditar que vão tirar décimo e férias do trabalhador é só o que tá faltando já tiraram feriado e aposentadoria .

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img