24.5 C
Rondonópolis
 
 

Juiz afirma que tudo está preparado para que ocorra Semana Nacional do Júri

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Wladymir Perri - juiz da  primeira vara criminal de rondonopolis - 08-06-13 (1)

O juiz da 1ª Vara Criminal de Rondonópolis, Wladymir Perri, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (10) e anunciou que tudo já está pronto para que ocorra, na próxima semana, a Semana Nacional do Júri.  A inciativa acontecerá do dia 13 a 17 deste mês e visa chamar a atenção para a necessidade de se valorizar a vida, ao promover o julgamento célere das ações que tratam de crimes dolosos contra a vida. Todos os detalhes na edição deste sábado (11), do Jornal A TRIBUNA.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Como Acadêmica de Direito em Rondonópolis, que esteve entre 13 a 17/04 nos vários plenários que foram improvisados em minha cidade, vi que a maioria dos julgamentos não ocorreram por falta de observância pelo próprio judiciário de formalidades essenciais exigidas pela lei, como falta de intimação do réu e de testemunhas.
    Ora, para quê marcar esses 76 júris em 5 dias, fazer os jurados irem para o plenário, deixando suas atividades do dia a dia, só para dizer na hora que o julgamento não vai acontecer, porque o próprio judiciário não cumpriu as formalidades para que os julgamentos acontecessem?

    Vários outros julgamentos os próprios juizes, contaram como julgamentos acontecidos, porém, somente tiveram o trabalho de reconhecer a prescrição. Ora, se era para reconhecer a prescrição, porque movimentar toda a máquina, fazendo os jurados deixarem suas casas, e, na hora, para nada, para dizer que o processo estava prescrito?

    Meu tio, com 68 anos, foi obrigado a ficar o dia todo, em dois julgamentos em uma sala apertada e quente, sendo que ele me disse que não teve a tranquilidade para fazer o julgamento de um processo, que teve que participar, justamente por esse atropelamento.

    De repente o judiciário, que ficou décadas parado, dormindo com os processos, resolve a toque de caixa julgar vários fatos graves em 5 dias.

    Isso não trouxe alento às famílias das vítimas, mas revolta, e maior descrédito no judiciário.

    Pergunta que não quer calar: A Desembargadora, Corregedora do Judiciário, bem como poderia acompanhar a vara do júri em Rondonópolis, não deixando os processos chegarem nesse acúmulo todo, com julgamentos a serem feitos desde o ano de 1994, que foi o primeiro que assisti aqui em nossa cidade.

    Vi esse mutirão mais como uma encenação, um teatro, mais para desvirtuar o foco em relação à morosidade lamentável do próprio judiciário.
    Os únicos que elogiaram o mutirão em rondonópolis foram os juízes e advogados nomeados de última hora, eis que cada um ficou de faturar quase 15 mil reais para cada processo.

    É uma pena ver um justiça tão ineficiente assim, brincando com uma coisa tão séria.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img