28.4 C
Rondonópolis
, 27 maio 2024
 
 

Comunidades continuam à espera de novas escolas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Placa mostra que escola no Loteamento Maria Tereza (região do Cidade Salmen) deveria estar sendo entregue em janeiro de 2015
Placa mostra que escola no Loteamento Maria Tereza (região do Cidade Salmen) deveria estar sendo entregue em janeiro de 2015

Após quase 05 anos do anúncio de 03 novas escolas estaduais em Rondonópolis, nenhuma delas foi concluída até agora. As novas unidades foram projetadas para atender a demanda de regiões em grande crescimento de Rondonópolis, que sofrem com a falta de vagas para alunos da rede estadual. A esperança agora é que elas possam estar prontas para receber os alunos no ano letivo de 2016.
Os bairros que vão receber as novas escolas estaduais são o Sítio Farias/Margarida (região do Sagrada Família), o Loteamento Maria Tereza (região do Cidade Salmen), e o Edelmina Querubim/Jardim Carlos Bezerra (região do Anel Viário). No caso do Maria Tereza nem sequer a parte de fundação foi concluída, sendo que a previsão era que a obra estivesse sendo entregue neste mês de janeiro de 2015.
A assessora pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Ana Lúcia Teixeira de Almeida observa que há uma grande demanda por vagas em muitas regiões de Rondonópolis. Apesar do crescimento do município, pontua que nos últimos 10 anos a população local foi contemplada com apenas duas novas escolas estaduais: a André Maggi, na região do Jardim Participação, e a Francisca Barros de Carvalho, na Vila Olinda.
Com isso, Ana Lúcia atesta que várias regiões da cidade estão com problemas graves para atender a população, a exemplo da região do Sagrada Família/Jardim Atlântico/Alfredo de Castro. Com vários bairros novos, escolas como a Carlos Pereira Barbosa, no Jardim Europa, e Elizabeth Magalhães, no Jardim Atlântico, estão sobrecarregadas e tiveram que passar por ampliação de salas de aula.

No caso da escola no Loteamento Maria Tereza nem sequer a parte de fundação foi concluída
No caso da escola no Loteamento Maria Tereza nem sequer a parte de fundação foi concluída

O anúncio das 03 novas escolas foi feito pelo Governo do Estado em 2010. A demora para o começo das obras, segundo o alegado, foi de ordem orçamentária. O lançamento das obras ocorreu apenas no começo de 2014. Conforme a assessora pedagógica Ana Lúcia, as construções das escolas do Sítio Farias e Edelmina Querubim avançaram bastante, havendo a expectativa de conclusão agora em 2015.
Devido à ausência de escolas, no caso dos bairros Sítio Farias/Margaridas/Azaléias, Ana Lúcia repassa que muitos estudantes precisam se dirigir até a escola Renilda Moraes, na Coophalis. Da mesma forma, estudantes de outros bairros precisam estudar em escolas distantes. Com a conclusão das novas escolas, atesta que vai aumentar a oferta de vagas em regiões críticas, minimizando o problema.
Cada uma das novas escolas prevê 18 salas de aula, estrutura administrativa e de apoio e quadra coberta. A assessora pedagógica Ana Lúcia não soube informar o problema que impediu o prosseguimento das obras no Loteamento Maria Tereza, ao fundo do Residencial Acácias, orçadas em mais de R$ 5 milhões.
Atualmente Rondonópolis conta com 34 escolas estaduais, sendo 02 escolas do campo.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira a lista: Programa CNH Social convoca mais 2.250 beneficiados com habilitação gratuita

O Governo de Mato Grosso publicou nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial do Estado, a segunda lista dos beneficiados...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img