28.2 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Município articula troca dos semáforos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

congestionamento em cruzamento da  dom wnibaldo com dom pedro ii - 19-07-14 (3)

O sistema semafórico existente em Rondonópolis pode estar com os dias contados. A Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setrat), está articulando a implantação de conjuntos semafóricos com sistemas informatizados no Município, visando garantir maior fluidez e segurança no trânsito.
Atualmente, Rondonópolis conta com cerca de 60 conjuntos semafóricos instalados. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira, adiantou ao Jornal A TRIBUNA que já esteve em visita a fábricas de semáforos e algumas cidades para acompanhar e definir os sistemas semafóricos que melhor atenderiam Rondonópolis.
Após as visitas, Argemiro explica que foi feito o levantamento de custos para troca do sistema semafórico em Rondonópolis. Ele estima que a modernização completa do sistema, com troca total dos semáforos locais, demanda cerca de R$ 4,5 milhões. Após os cálculos, externa que está havendo um trabalho administrativo, envolvendo a disponibilização dos recursos necessários.
Dos cerca de 60 conjuntos semafóricos, Argemiro observa que os mesmos possuem as mais variadas origens, com sistemas diferentes, todos analógicos. Inclusive, acrescenta que os mesmos se valem de 09 tipos de controladores, mesmo assim nem tão modernos e nem tão novos, gerando uma série de problemas na fluidez do trânsito. O ideal, segundo o levantamento, é que Rondonópolis seja contemplada com uma média de 80 conjuntos semafóricos.
Apesar de não haver recursos assegurados para essa troca ainda, o secretário afirma que o Município colocou como meta a modernização da rede semafórica. A substituição dos conjuntos semafóricos, segundo ele, é um dos componentes que a administração pretende efetivar para um maior conforto na mobilidade urbana, assim como os projetos de fiscalização eletrônica, pátio de guarda e apreensão de veículos, estacionamento rotativo na região central e sistema de gestão das multas no trânsito.
Conforme Argemiro, caso não haja recursos suficientes para troca de todo o sistema semafórico, a Prefeitura quer ao menos promover a substituição de todos os controladores, a serem comandados por um único software. Após assegurar os recursos, diz que será desencadeado o processo de compra dos equipamentos, através de licitação. Ele diz que a intenção é iniciar o processo de compra dos novos equipamentos, ainda que seja de parte do sistema, ainda este ano.
O sistema de controle informatizado dos semáforos garante um fluxo constante nas vias e regulagem automática do tempo em cada sentido conforme o fluxo de veículos. Também auto se protege das instabilidades por ocasiões de tempestades, que provocam panes nos semáforos analógicos atualmente implantados.

O atual sistema semafórico vem gerando muitos problemas no trânsito em Rondonópolis
O atual sistema semafórico vem gerando muitos problemas no trânsito em Rondonópolis
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img