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Estação de tráfego aéreo recebe ordem de serviço

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Avioes no aeroporto municipal - 21-01-14

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo emitiu ontem (20/08) a ordem de serviço para o início da montagem de uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), Categoria “A”, no Aeroporto Municipal “Maestro Marinho Franco”, em Rondonópolis. A montagem ficará a cargo da empresa Reyco, do Rio de Janeiro, contratada pelo Governo do Estado por meio de pregão.
O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Jairo Pradela, observou que vem acompanhando semanalmente os procedimentos para melhoria do aeroporto de Rondonópolis, como as obras de ampliação e aquisição de equipamentos. Além da EPTA, Jairo informou que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), vai adquirir um aparelho de raios-x, orçado em cerca de R$ 180 mil, para o local. Ele acrescentou que essa compra deve ser feita por meio de pregão dentro dos próximos 30 dias.
Conforme Renildo Carvalho, da empresa Reyco, a previsão é que a EPTA de Rondonópolis fique pronta até dezembro de 2014. Na verdade, ele explica que a estação será montada e equipada em uma sala já existente junto ao terminal de passageiros do aeroporto. De posse da ordem de serviço, a empresa atuará agora no levantamento de dados para a montagem dos projetos executivos para a montagem da EPTA.

Aeroporto Municipal “Maestro Marinho Franco”, em Rondonópolis, começará a receber uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA)
Aeroporto Municipal “Maestro Marinho Franco”, em Rondonópolis, começará a receber uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA)

Renildo Carvalho repassa que a EPTA, em resumo, é o setor que irá coordenar operações de tráfego aéreo para o aeroporto e para a região. Para isso, será instalada uma estação meteorológica de superfície e uma estação de rádio VHF aeronáutica para fazer comunicação com pilotos no ar e auxiliar em manobras na pista. A estação coordenará a operação da biruta iluminada, do balizamento noturno da pista e do farol rotativo, bem como a operação do Precision Approach Path Indicator (Papi), que se trata de um indicador de trajetória de aproximação de precisão. “Será o centro operacional do aeroporto”, completa ele.
PAPI – Jairo Pradela reforçou que a instalação do Precision Approach Path Indicator (Papi), que auxilia nos pousos das aeronaves, evitando cancelamento de voos quando as condições climáticas não são favoráveis, já está garantida no contrato em andamento com a empresa Ensercon, que trabalha atualmente em obras de ampliação da pista principal de pouso/decolagens, ampliação do pátio de aeronaves e construção de pista de taxiamento. As obras devem ser entregues pela empresa com o Papi instalado e em funcionamento.
Conforme o engenheiro civil Estevão Espósito, da Ensercon Engenharia, o Papi somente será adquirido no momento da sua instalação, o que deve ocorrer após a conclusão de toda a fase de pavimentação necessária. O prazo contratual para a entrega das obras é em maio de 2015, mas a empresa trabalha para entregá-las ainda em 2014. Ele justifica que a instalação do Papi depende da definição de levantamentos topográficos que somente são possíveis com toda parte de pavimentação dos novos espaços pronta.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Só para informar, o PAPI é um auxílio VISUAL, ou seja, é necessário que a operação do aeroporto esteja visual. O que ele auxilia é que a aproximação da aeronave se dê de modo mais estável, portanto, mais seguro. Se houver nebulosidade ou restrição da visibilidade (abaixo dos 1500 ft de teto e/ou 5000 m de visibilidade), os voos irão sofrer atrasos e cancelamentos mesmo assim.

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