29.5 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Sem estoque, Banco de Leite pede doações

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Banco de Leite Humano  da Santa Casa de Rondonópolis está com o estoque zerado e necessita de doações urgentes
Banco de Leite Humano da Santa Casa de Rondonópolis está com o estoque zerado e necessita de doações urgentes

O Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis está com o estoque zerado e necessita de doações urgentes. A baixa oferta neste período de férias ocorre porque muitas doadoras saem da cidade, segundo explicou a coordenadora responsável pelo local, a médica Virgínia Beatriz Rezende.
“No final do ano até tínhamos um estoque pequeno, mas agora zerou mesmo. Estamos trabalhando no limite. Isso ocorre porque muitas doadoras viajam nesta época”, disse. De acordo com Virgínia, o leite disponível atualmente é tão pouco que o banco está tendo de estudar casos de prioridades entre os prematuros da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O que é pasteurizado numa semana é usado na mesma. Esse leite é destinado às crianças da UTI, mas ao todo são dez leitos e nós não estamos conseguindo atender a todos. Então estamos priorizando o prematuro mais ‘miudinho’ ou que apresenta alguma infecção”, contou. O processo de pasteurização, segundo explicou, visa a inativação térmica das bactérias, o que garante um leite saudável e livre de qualquer infecção.
A pediatra acredita que o fato do banco não possuir muitas doadoras também ocorre pelo desconhecimento do serviço. “O nosso banco é novo, tem apenas um ano. Muita gente ainda não sabe que existe”, levantou.
COMO DOAR – Além de estarem amamentando, a coordenadora do banco de leite ressaltou que as interessadas em se tornar doadoras não podem ser fumantes, detentoras de doenças que possam ser transmissíveis pelo leite e também não estar fazendo uso de medicamentos.
BUSCA EM DOMICÍLIO – O banco de leite oferece uma equipe para atender em domicílio as mulheres que se interessarem em contribuir. “É só nos contatar por telefone que iremos até a casa da interessada, fazemos o cadastro e depois buscamos semanalmente o leite coletado”, disse.
A coordenadora lembrou ainda que é mito a história de que para doar a mulher tenha que ter leite abundante. “Não é verdade que a mulher que amamenta precisa ter muito leite e também não é verdade que se ela doar irá faltar para o filho, pois a produção ocorre pela sucção e o corpo se encarrega de repor. Se ela conseguir coletar nem que seja a medida de um copinho de café por dia, teremos ao final da semana 300/350 ml e isso ajuda muito”, finalizou. O telefone do Banco de Leite de Rondonópolis é o 3410-2785.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img