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, 26 maio 2024
 
 

Dnit lança edital para duplicação de pista

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BR-163 - 20-12-13
Dnit lançou o edital de licitação para a duplicação da BR-163, trecho que vai do Trevão até o Complexo Intermodal da América Latina Logística

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou o edital de licitação para a duplicação da BR-163, trecho que vai do Trevão até o Complexo Intermodal da América Latina Logística (ALL), e da finalização da travessia urbana. As propostas serão abertas no dia 12 de fevereiro de 2014, às 9h30, no auditório da Superintendência do Dnit em Cuiabá. A empresa interessada terá que entregar a proposta técnica e de preços. A licitação será por Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC).

Segundo o deputado federal Wellington Fagundes (PR), o edital de licitação foi divulgado depois de uma reunião entre ele, o ministro dos Transportes César Borges e o superintendente do Dnit em Mato Grosso Luiz Antônio Garcia. “Fui solicitar agilidade para as obras”, afirmou o deputado.

As obras tem prazo de conclusão de 1.200 dias corridos, ou seja, mais de 3 anos a partir da entrega da ordem de serviço. As obras incluem projeto de engenharia, terraplanagem, drenagem, obras de artes correntes, pavimentação, obras complementares, interseções e obras de artes especiais, sinalização e iluminação viária.

Segundo o edital, o empreendimento é parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é prioridade do Governo Federal. “Especificamente, nas imediações da cidade de Rondonópolis a situação da quantidade de tráfego se agrava em virtude da mescla do tráfego de longa distância com o tráfego local”, descreve o Dnit.

Ainda, de acordo com o Dnit, com a crescente ocupação e consequente densificação urbana das margens da rodovia decorrente do expressivo crescimento da região, com a presença de diversos acessos às vias locais, com trânsito de pedestres, a velocidade dos veículos é substancialmente diminuída, causando congestionamentos, diminuição do tempo de viagem e transtornos à população.

Como se não bastasse, a situação se agravou com a inauguração do Complexo Intermodal com capacidade de descarregar 2.500 carretas por dia, fato que dificulta ainda mais o tráfego na região se mantida pista simples.

AS OBRAS
O projeto da travessia urbana, conforme o edital, deve separar o tráfego de longa distância do local, com a construção de vias laterais proporcionando o controle de acesso à rodovia, permitindo a travessia segura de pedestres e as passagens entre as vias. O projeto de pavimentação deve ser dimensionado para 10 anos, tanto para a travessia como para a duplicação da BR-163. Na duplicação, toda a pista existente também será restaurada.

Haverá ainda a construção de um viaduto no atual Trevão, com uma entrada para a BR-364; duas passagens inferiores para o Distrito Industrial; e uma última passagem inferior para a margem esquerda do Rio Vermelho.

O projeto contempla a iluminação pública na travessia urbana, tanto na via principal, quando nas vias marginais e travessias sob os viadutos.

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1 COMENTÁRIO

  1. Engraçado. Este trecho da BR não foi leiloado para a Odebrecht, para explorar por 30 anos, com cobrança de pedágio? Dinheiro público é dinheiro nosso, logo estamos pagando duas vezes pelo mesmo serviço…

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