31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Começa o doutorado no campus da UFMT de Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Vera lucia - ministrando disciplina no dinter na ufmt - 17-07-13O Doutorado Interinstitucional em Recursos Naturais (Dinter), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a federal de Campina Grande (UFCG), instituição ofertante da Paraíba, começou seu primeiro período letivo, em junho deste ano. As aulas estão sendo ministradas, no período da tarde, no Campus de Rondonópolis, por professores-doutores da UFCG e da UFMT.
De acordo com a diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Antonia Marília Medeiros Nardes, os mestrados e doutorados interinstitucionais serão uma das prioridades do ICHS, visando  qualificação dos professores e técnico-administrativos, em um primeiro momento dos campi do interior. E, em um segundo momento, para as comunidades locais e do centro-sul de Mato Grosso.
Conforme Antonia Marília, o Dinter viabiliza a formação de doutores fora dos grandes centros de ensino e pesquisa; subsidia o fortalecimento de grupos de pesquisa; possibilita a criação de novos programas de pós-graduação nas instituições atendidas, priorizando linhas de pesquisa que respondam às necessidades regionais.
Para o coordenador operacional em Rondonópolis, Luis Otávio Bau Macedo, também coordenador do curso de Economia do campus local, os recursos liberados pela CAPES estão vinculados a implantação, em um período de três anos, do Mestrado Interdisciplinar na área ambiental, no campus de Rondonópolis, sendo que o projeto deve ser elaborado pela instituição ofertante do Dinter, a UFCG, junto com instituição receptora, a UFMT de Rondonópolis.
Nesta semana, a primeira turma do Dinter está tendo aulas sobre avaliação de impactos ambientais com a professora-doutora da UFCG, Vera Lúcia Antunes de Lima.
A professora Vera Lúcia separou a turma em dois grupos. Um deles está pesquisando os impactos socioeconômicos e ambientais da implantação de VLT – empreendimento Cuiabá. Neste caso, realizaram visitas técnicas e entrevistas com diversos segmentos: empresários de setores econômicos de Cuiabá, a população local e trabalhadores da obra. O segundo grupo trabalha com a unidade de conservação ambiental na Chapada dos Guimarães, realizando pesquisas em balneários para observar a sustentabilidade ambiental naquele local.
Trata-se de uma turma de dez alunos, sendo nove professores e uma técnica-administrativa; de diversas formações acadêmico-científicas; são oito alunos de Rondonópolis e dois de Barra do Garças.
Vera Lúcia destacou que é uma oportunidade magnífica para a instituição ofertante, a UFCG, principalmente pelas trocas de experiências e a diversidade local, geográfica, cultural e informacional da região mato-grossense distintas de outras regiões do país.
Para a professora da UFCG, os alunos tem se empenhado em desenvolver pesquisas que tragam efetivamente contribuição para a região mato-grossense, em diversas áreas, mas com foco na questão ambiental e sustentável da região e de seus habitantes”, pontuou.
O Dinter é uma iniciativa da diretoria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), junto com docentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, do Campus de Rondonópolis.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img