–> LIBERADO –> Uma reunião está sendo articulada para a próxima quarta-feira (11/07), em Brasília (DF), para discutir a licitação das obras de duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Rosário Oeste, passando por Cuiabá. A discussão será com a diretoria geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com a presença do deputado federal Wellington Fagundes e representantes do Comitê Pró-Rodovias, que tem lutado por melhorias nas estradas da região. Atualmente, o Jornal A TRIBUNA tem feito uma contagem regressiva para cobrar agilidade nessa licitação.
Conforme Wellington Fagundes, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, já determinou ao Dnit a realização da licitação do trecho entre Rondonópolis e Rosário Oeste. Por isso, ele adianta que a reunião desta quarta-feira pretende discutir como será executada essa licitação, detalhes do processo licitatório. O parlamentar ressalta que uma das possibilidades em estudo é a adoção do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que vem sendo usado para as obras da Copa do Mundo, diminuindo a burocracia, mas com aumento da responsabilidade das empresas.
A contagem regressiva do A TRIBUNA vem sendo feita neste mês de julho, através do chamado “Placar da Duplicação”, uma iniciativa que objetiva cobrar o cumprimento da promessa do ministro Paulo Sérgio Passos, quando esteve no início do mês de junho deste ano em uma mesa-redonda realizada em Rondonópolis. Na ocasião, o ministro firmou o compromisso de licitar ainda neste mês de julho oito trechos da duplicação das BRs 364/163 entre Rondonópolis, Cuiabá e Rosário Oeste. Mesmo diante de avanços nas negociações, o “Placar da Duplicação” vai continuar sendo publicado até o lançamento de fato da licitação das obras dessa duplicação.
Duplicação de 330 quilômetros envolve R$ 1,5 bilhão
As obras de duplicação da rodovia BR-364/163, entre Rondonópolis e Posto Gil, em Mato Grosso, tem uma extensão de 330 quilômetros, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, com um investimento da ordem de R$ 1,5 bilhão. Já está em plena execução o trecho entre Rosário Oeste e Posto Gil, com 45,4 quilômetros de extensão. A previsão de conclusão dessas obras é para dezembro de 2012. Já o segmento de Rondonópolis a Rosário Oeste, com 283 quilômetros de extensão, está com os projetos básicos aprovados, devidamente licenciados junto aos órgãos ambientais, mas falta o lançamento da licitação das obras. O projeto envolve, além da duplicação, a restauração da pista atual, a construção de contornos rodoviários em diversas cidades como Juscimeira, São Pedro da Cipa, Jaciara e Jangada.