22.8 C
Rondonópolis
 
 

Praça recebe programação sobre saúde mental

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Paulo de Tarso é um dos convidados para participar das comemorações do Dia Mundial de Saúde Mental
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Paulo de Tarso é um dos convidados para participar das comemorações do Dia Mundial de Saúde Mental

O Dia Mundial de Saúde Mental, dia 10 de outubro, será lembrado em Rondonópolis através de várias atividades nesta sexta-feira (08/10), na Praça Brasil, Centro. Sob responsabilidade do Departamento de Ações Programáticas, a programação será realizada entre às 8h e 15h de hoje, com participação de vários segmentos da sociedade. A comemoração foi antecipada em função da data cair este ano no domingo.
A gerente do programa de Saúde Mental, Eliane Montanha, informa que, para hoje, foram convidados o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Paulo de Tarso, o Caps Infantil, o Exército, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, além de representantes de clubes de serviços, empresas e outros. O Departamento de Ações Programáticas levará à praça seus diversos programas desenvolvidos na cidade. Nessa sexta-feira, a intenção é trabalhar de forma conjunta, intersetorial, a problemática da saúde mental.
Conforme Eliane Montanha, o objetivo principal das atividades da comemoração do Dia Mundial de Saúde Mental é desmistificar o estigma de que a doença mental carrega. “Aquele que não carrega o dito ‘padrão’ de normalidade, acaba sendo excluído da sociedade”, observa, explicando que uma das lutas é para diminuir esse medo ou preconceito que a sociedade tem do doente mental. Nesse sentido, a orientação hoje no tratamento é direcionar esses pacientes para os Caps, que possuem equipes interdisciplinares e não tiram o doente do convívio social. “Se trancar em um hospital psiquiátrico, há uma perda da identidade e do convívio social para os doentes”, explica.
Para lembrar o Dia Mundial de Saúde Mental, a programação nesta sexta-feira terá apresentações de vários grupos da sociedade rondonopolitana. Às 8h30, haverá o Hino Nacional, com banda do Corpo de Bombeiros. Em seguida, haverá apresentação da equipe de karatê do Corpo de Bombeiros e, às 9h30, o Peti/Espaço Jovem Cidadão se apresenta com o grupo de dança, com forró e anos 60. Depois, às 10h, é a vez do Peti/São Francisco Domingo Sávio, com dança de rua. Às 10h30, o Peti/Pólo Mamed apresenta capoeira. A Associação KoBra apresenta dança às 13h30 e um teatro, às 14h.
Eliane lembrou que o grupo do Caps Paulo de Tarso está pretendendo, para hoje, fazer uma oficina de origami (arte/técnica feita a partir da dobradura de papel), como forma de interagir com a sociedade. Ela externa que a comunidade em geral está convidada a participar das atividades na Praça Brasil, alusivas à saúde mental.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Emociononei-me ao ler a natéria sobre a comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental. Tenho certeza que esse é o caminho para a inclusão dos doentes no seio familiar e na sociedade e poder afirmar:
    “Nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”. Shakespeare.
    E é enfrentando a realidade que se consegue alcançar o objetivo,pois
    “É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela”. Nietzsche
    Parabéns!
    Tânia Monranha

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quem também trocou de idade foi a conceituada médica mastologista Dra. Sâmela Oliveira. Nós, da coluna social Atitude, desejamos...
- Publicidade -

- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img