21.9 C
Rondonópolis
 
 

ACIR repassa reivindicações ao governador

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Uma geral da reunião promovida pela ACIR para apresentar reivindicações ao governador Silval Barbosa
Uma geral da reunião promovida pela ACIR para apresentar reivindicações ao governador Silval Barbosa

A classe empresarial de Rondonópolis, através da Associação Comercial, Industrial e Empresarial (ACIR), repassou uma série de reivindicações ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. Entre as reivindicações estão a solução de pendências referentes a crédito tributário e apoio para a construção de um centro de eventos para Rondonópolis. As demandas da classe empresarial foram repassadas ao governador em uma reunião realizada ontem (28/04), na sede da ACIR, com a presença de autoridades e empresários.
A exposição da pauta de reivindicações foi feita pelo presidente eleito da ACIR, Edson Ferreira. Um dos documentos continha pautas referentes à formatação de um projeto de lei que solucione as situações de pendências de crédito tributário das empresas de Mato Grosso. Uma das pautas é a ampliação dos poderes das agências fazendárias regionais. Quanto aos pedidos da área tributária e fiscal, o governador já adiantou aos presentes que fica marcada uma reunião com a equipe da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para discutir avanços e soluções, no dia 07 de maio próximo, em Rondonópolis. “Nós queremos avançar para melhorar nosso sistema”, garantiu.
A ACIR, através do presidente eleito, fez a apresentação de uma série de outras reivindicações ao governador, principalmente relacionadas à infra-estrutura. Em outro documento entregue constam demandas ligadas ao asfaltamento e rede de esgoto do Distrito Industrial Vetorasso, que abriga por exemplo a Bunge, e iluminação e outras melhorias ao Distrito Industrial I, o mais antigo. Também inclui apoio de projeto para deslocamento de barracas de frente da ADM para um novo local estruturado e recuperação do anel viário da cidade. Quanto ao centro de eventos de Rondonópolis, a ideia é que seja uma extensão do Parque das Águas e conte com anfiteatro e estacionamento para dois mil carros; além de uma nova sede da ACIR.
O presidente da ACIR, José Orsi, o deputado estadual J. Barreto, o vereador Hélio Pichioni, o deputado federal Wellington Fagundes e o prefeito Zé Carlos do Pátio também fizeram falas no evento (veja os destaques de algumas delas abaixo). O governador Silval Barbosa, além de marcar reunião para o dia 07 de maio, externou que vai avaliar as demais demandas dos empresários da cidade com atenção. “São demandas que realmente têm que ser olhadas com todo o carinho”, disse. Mandando um recado ao prefeito, garantiu que o Estado vai estar presente em Rondonópolis. “Eu quero e nós vamos ser parceiros do Município!”, garantiu, lembrando que várias parcerias já foram realizadas.
Quanto ao centro de eventos, Silval Barbosa observou que Rondonópolis já comporta e já era para ter um espaço com essa finalidade, devido ser um importante pólo econômico de Mato Grosso e por liderar debates em todos os setores, principalmente na área do agronegócio. Nesse sentido, repassou que o Governo do Estado pretende ser parceiro nesse empreendimento e agora vai discutir a forma de como conduzir e materializar esse apoio. Em outro recado ao prefeito, garantiu que Rondonópolis não vai perder recursos federais por falta de contrapartida do Estado e que não vai preterir a cidade em análises de pedidos de incentivos industriais.
O governador reforçou a garantia do governo federal de duplicação na BR-364, entre Rondonópolis e o Posto Gil, em Diamantino. Nesse sentido, externou como prioridade a construção de rodovia alternativa entre Cuiabá e Rondonópolis, passando pelas bordas do Pantanal, que vai fomentar o turismo mato-grossense. Em um assunto levantado pelo deputado Wellington, Silval Barbosa se comprometeu em dar toda emulsão asfáltica e o óleo diesel para obra de construção de via de ligação entre as BRs 163 e 364, passando pelo Distrito Industrial Vetorasso. E incumbiu a Prefeitura de fazer o serviço de terraplanagem da obra. O prefeito, por sua vez, garantiu sua participação na obra, mas ponderou que a incumbência de cada parte tem de ser melhor discutida, já que o Município tem suas limitações.
COPA
Em relação aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 de Futebol, Silval Barbosa externou que o mais importante será o legado que vai ficar para Mato Grosso, fomentando o desenvolvimento regional e deixando obras importantes para a infra-estrutura de Cuiabá, Várzea Grande, cidades vizinhas e cidades pólos próximas. “Que possamos crescer e sanar as desigualdades regionais”, espera.
PRESENÇAS
Também participaram da reunião o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, o secretário de Estado de Comunicação, Osmar de Carvalho, o deputado estadual Sebastião Rezende, vários vereadores de Rondonópolis, prefeitos e vereadores da região sul de Mato Grosso, além da classe empresarial.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img