25.8 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Gestores defendem reserva orçamentária

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Os gestores de assistência social das cidades da região Sul do Estado defenderam a independência do setor¨
Os gestores de assistência social das cidades da região Sul do Estado defenderam a independência do setor¨

Os gestores de assistência social das cidades da região Sul do Estado defenderam a independência do setor durante o Fórum Regional que aconteceu na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, no auditório do Novotel, em Rondonópolis. O interesse é assegurar a reserva de recursos no orçamento das esferas governamentais, para investimento nas ações em prol dos mais humildes. A proposta segue o modelo adotado nas áreas de Saúde e Educação que recebem 15% e 25% do orçamento anual, respectivamente.
A secretária de Promoção e Assistência Social do Município, Neuma de Morais, avalia que com essa medida o Poder Público adquire condições para cumprir de fato com o papel de exercer as políticas de investimento no ser humano e na melhoria da qualidade de vida de todos.
Os principais beneficiados, na opinião da secretária, vão ser os municípios pólo, como Rondonópolis que recebe pessoas vindas das diversas regiões do país. Ela explica que junto com os migrantes vêm os problemas sociais. Neuma de Morais destaca a questão dos moradores de rua os dependentes químicos. “Precisamos de recursos definidos para trabalharmos no projeto de ter uma sociedade mais sadia e protegida”, disse.
O promotor de Justiça Ari Madeira destaca a importância da iniciativa do Governo do Estado que firmou parceria com a administração municipal para realizar o Fórum de Discussão da Construção da Política de Assistência Social de Mato Grosso. Ele defende que é necessário profissionalizar tanto as pessoas que fazem a assistência quanto os beneficiados, para que todos conquistem autonomia e condições para uma vida mais digna.
“A busca pela profissionalização já basta para fazer a transformação. O amadorismo é um barco sem rumo. Mas, quando se tem um plano de trabalho sempre se chega a algum lugar”, aposta.
A vereadora Mariuva Valentim Chaves fez um resgate da origem dos órgãos de assistência social antes de avaliar os principais eixos de discussão e defender união e investimento nas equipes de profissionais. O que depende da aprovação da proposta de reserva orçamentária para o setor.
Os vereadores Adonias Fernandes e Cido Silva hipotecaram o apoio do Legislativo Municipal. As definições feitas durante o fórum local vão se juntar as das demais regiões, no último debate que acontece na cidade de Várzea Grande, no dia 17 de março. A conclusão dos trabalhos resulta na elaboração da Carta de Mato Grosso que vai ser encaminhada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília.
O evento reuniu autoridades municipais e estaduais. Entre os presentes estava a deputada Vilma Moreira, representantes do Governo de Mato Grosso e das diversas entidades criada em prol da assistência social, como o Conselho Estadual, o Colegiado de Gestores Municipais – Coegema e a Associação para o Desenvolvimento de Mato Grosso – APDM, além das comitivas das cidades participantes.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img