19.1 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Obra de Zé Côca estampa revista do Departamento de História

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A obra de Zé Côca estampada na capa do livro
A obra de Zé Côca estampada na capa do livro

A obra “Palhaço Mato-grossense”, uma pintura em acrílico sobre tela de autoria do artista plástico Zé Côca, foi escolhida para ilustrar a capa da Revista “Coletâneas do Nosso Tempo”, número 08, uma publicação do Departamento de História do Campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O lançamento da revista para a comunidade será realizado nesta quinta-feira (19/11), às 9h da manhã, na XIV Semana de História.
A publicação justifica que Zé Côca é autodidata na trilha das artes visuais, com telas com cores e formas que remetem às obras de referências estéticas como a arte naif de Paul Gauguin e o fauvismo de Henri Matisse. “‘Palhaço Mato-grossense’, a obra que apresentamos na capa, foi criada em meio ao escândalo do Mensalão (2005/2006). Ao reler a bandeira do estado sob a forma de um rosto de palhaço entristecido, questiona o cinismo de autoridades que querem fazer-nos de ‘palhaços’ com suas explicações pueris para atos inexplicáveis”, consta na revista.
Para o artista plástico Zé Côca, o mais importante de ter sua obra estampada na publicação é o reconhecimento do seu trabalho. “Já tive várias obras que saíram em livros. Essa me emocionou mais porque comparou o meu trabalho com grandes pintores famosos. Isso é uma coisa de grande importância para mim”, analisou sobre a referência, lembrando que essa publicação engrandece ainda mais o seu currículo. Diante da escolha, o artista agradeceu aos organizadores.
Zé Côca, na verdade José Antonio de Lara, nasceu em Rondonópolis em setembro de 1963. Tinha a pintura de parede como profissão até tornar-se paraplégico aos 33 anos. A partir daí, tornou-se artista, dedicando-se à pintura e à poesia. Já expôs em diversos estados do Brasil, sendo seis vezes somente no Rio de Janeiro (RJ), e até no exterior, em Portugal.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img