28.2 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Cursos do Cefet são discutidos com a comunidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O reitor do Cefet, professor José Bispo Barbosa, e o prefeito Zé Carlos do Pátio durante a audiência pública
O reitor do Cefet, professor José Bispo Barbosa, e o prefeito Zé Carlos do Pátio durante a audiência pública

A Prefeitura de Rondonópolis ofereceu à comunidade local a oportunidade de participar do processo de definição dos cursos a serem oferecidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), que está sendo construído em um terreno de 51 mil m² na Vila Mineira. A audiência pública foi realizada anteontem, na Igreja São José Operário e contou com a participação de estudantes de escolas da rede municipal e estadual de ensino.

O Cefet vem atender a população com cursos profissionalizantes gratuitos e posteriormente de graduação e pós-graduação. Para o prefeito Zé Carlos do Pátio, o Centro vai qualificar os estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho. “Temos várias indústrias instaladas no município e muitas outras devem vir. Precisamos qualificar nossa mão-de-obra para que os empresários não precisem mais buscar trabalhadores fora da cidade”, explica.

O reitor do Cefet, professor José Bispo Barbosa, comentou que o número de institutos federais aumentou significativamente na gestão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes eram 140 escolas técnicas em todo o Brasil, hoje são 354 instituições gratuitas. “No início da primeira administração do presidente Lula, o número de Cefets era quase três vezes menor do que é hoje. O objetivo é a formação de mão-de-obra qualificada para Rondonópolis e toda a região”, disse.

O Centro Federal de Educação Tecnológica será inaugurado em outubro de 2009. No final deste ano será realizado um concurso para contratar 60 professores e 50 técnicos administrativos para trabalharem na instituição. O critério de avaliação para ingressar no Cefet será por vestibular, sendo que os reitores também utilizarão o Enem como forma de avaliação.

José Bispo participou da discussão que contou também com representantes das instituições de ensino, comunidades escolares e movimento estudantil; Câmara de Vereadores; clubes de serviços, lojas maçônicas, entidades organizadas e a sociedade em geral.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img