31.9 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Arte Suave encerra suas atividades em Rondonópolis no mês de abril

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Arte suave encerra atividades - 10-02-16

O Projeto Arte Suave, o caminho da sabedoria desenvolvido pela Federação de Jiu Jitsu Esportivo de Mato Grosso estará ativo até o final do mês de março de 2016. Durante três anos, o Projeto teve como patrocinadores a Petrobras e o Governo Federal, que mantiveram toda uma equipe formada de oito professores de jiu jitsu, secretária, psicóloga, assistente social, pedagoga, palestrantes e coordenadores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades que atenderam 896 crianças e adolescentes em nosso município.
O Jiu Jitsu aplicado dentro deste projeto seguia os princípios do esporte educacional e os patrocinadores garantiam não apenas a equipe mais a infraestrutura necessária, desde os tatames, panfletos educativos, material aplicado às palestras, caixa de som, microfones, etc.
Os alunos receberam quimonos gratuitos para a prática desse esporte, tendo que devolver somente em caso de desistência para que outra criança tivesse acesso.
Nesse momento, a equipe estuda uma proposta alternativa para as Associações de Bairros que tiverem interesse e continuar oferecendo esse esporte à comunidade. Não haverá equipe formada de secretária, psicóloga, assistente social, pedagoga e coordenadores na supervisão das aulas.
Não há recursos para remuneração desse suporte, mas os professores que forem autorizados pela FJJE-MT poderão continuar a dar aulas cobrando para isso mensalidades.
A Federação disponibilizará os tatames gratuitamente para estes professores, assim como os quimonos que eram do projeto, pois isso representará uma despesa a menos para os alunos, pelo menos para os que tiverem quimonos no tamanho certo.
Os quimonos continuarão sendo propriedade da FJJE-MT e portanto a família deve devolver ao professor caso o filho ou filha deixe de praticar a luta. Essas aulas não deverão atender exclusivamente ao esporte educacional mas também ao esporte de alto rendimento.
Atualmente, o Projeto é desenvolvido em oito bairros sendo eles Parque São Jorge, Jardim Europa, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Ipanema, Vila Operária, Jardim Liberdade, Jardim Eldorado e Padre Lothar. Destes o Polo que hoje atende ao Padre Lothar e que fica situado dentro das dependências da Igreja não funcionará mais lá a partir de abril. “Não temos ainda a confirmação, mas talvez o Polo será transferido para a Associação do Bairro Vila Rica”, diz o professor Venâncio.
Algumas pessoas, segundo Venâncio, perguntam se não há interesse de outras empresas além da Petrobras, em patrocinar um projeto como esse e Venâncio comenta que já buscou ajuda, enviando algumas cartas que pediam auxílio na busca de outros patrocinadores, mas que infelizmente somente uma das cartas foi respondida mas não houve a esperada indicação.
Venâncio diz que foi uma experiência muito gratificante para todos e que foram anos de aprendizagem e crescimento profissional numa área pouco explorada ainda pelo Jiu Jitsu e que ajudou na formação de futuros bons professores. “Não há como dizer que tudo acaba aqui pois as sementes plantadas irão com certeza repercutir na vida de muitos que passaram por essa experiência”, completa.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Inmet: Região Sul tem cinco alertas para temporais nesta segunda-feira

Três alertas são do nível laranja, para indicar perigo pelas tempestades. As chuvas podem ser de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem alcançar 100 km/h...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img