18.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

União comemora 3 anos de vitória histórica na Copa do Brasil

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
D´Alessandro disputa bola com Rodrigo Moledo, em jogo que o União levou a melhor

A principal vitória do União Esporte Clube em uma competição nacional comemorou, ontem, três anos. Trata-se da única vez que o clube venceu um jogo válido pela Copa do Brasil. Foi exatamente no dia 18 de fevereiro de 2009, que o União bateu o Internacional de Porto Alegre pelo placar de 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Diogo Galvão, o Diogol.
A vitória diante do Inter foi emblemática por vários aspectos. O primeiro em relação ao fato do time gaúcho ter chegado em Rondonópolis ostentando a marca de campeão de tudo, devido aos títulos internacionais e nacionais acumulados pela equipe gaúcha e o União entrava no gramado ainda sob a pressão de jamais ter vencido um simples Campeonato Mato-grossense.
Para piorar ainda mais a situação, o Inter que era comandado por Tite, atual técnico campeão brasileiro pelo Corinthians, estava invicto. O União, pelo contrário, era rondado por desconfiança por todos os lados, a começar pela comissão técnica, que havia sido trocada dias antes do jogo pela Copa do Brasil.
Descontente com o trabalho do ex-jogador da Seleção Brasileira, Valdo Cândido no comando do time unionino, o então presidente  Arni Spiering resolveu demitir o treinador e trouxe, às vésperas do jogo contra o Inter, o técnico José Humberto, que estava no futebol de Goiás.
Valdo era apontado pela diretoria do União como uma das maiores esperanças do clube para tirar o União da fila por títulos. A saída do técnico era um prenúncio de crise às vésperas do confronto contra o Inter.
Para enfrentar o “Campeão de Tudo”, o técnico Zé Humberto resolveu apostar em um esquema mais defensivo, colocando o time para atuar com três zagueiros e apostando na experiência de Odvan, ex-jogador do Vasco da Gama para parar o rápido ataque do Inter, que tinha a dupla formada por Nilmar e Taison. Fora isso, os gaúchos tinham jogadores com a qualidade de D’Alessandro.
A tática deu certo. O União venceu e colocou Tite e o Inter em crise que somente foi revertida no jogo de volta, realizado no mês seguinte, no estádio Beira-Rio, quando os gaúchos bateram o União pelo placar de 2 a 0.

Vitória turbinou carreira de Rodrigão

O jogo em que o União venceu o Inter pelo placar de 1 a 0, no estádio Luthero Lopes, turbinou pelo menos a carreira de um jogador que estava naquele time. Trata-se do zagueiro Rodrigo Moledo, o Rodrigão, que devido a atuação nos dois jogos entre União e Inter chamou a atenção do clube gaúcho.
No ano de 2010, após ter disputado o Estadual pelo União e ter sido campeão, o jogador acertou com o Inter e, no ano seguinte, disputou o gaúcho pelo Inter B. Ainda em 2011, com a chegada do técnico Dorival Júnior ao Internacional, Rodrigão alcançou status de intocável. Hoje, o jogador é titular absoluto da equipe e homem de extrema confiança do treinador.
Naquela equipe de 2009, Rodrigão formava a defesa ao lado de Alex Mineiro e do zagueiro Odvan, ex-jogador do Vasco e principal contratação do União para aquela temporada. O jogador Odvan acabou sendo expulso pelo árbitro Vagner Tardelli no jogo de volta.

Rafael é o único que jogou que está no grupo

Do grupo de jogadores que está na equipe do União nos dias de hoje, apenas o volante Rafael permanece no time na atual temporada. O volante Rafael entrou no segundo tempo daquela partida, disputada no estádio Luthero Lopes, para aumentar a marcação quando o União estava à frente do placar.
O volante hoje é titular e compõe o setor de meio-campo do time comandado por Birigui com Nei e Luciano Ratinho.
Aquela temporada foi a última do atacante Diogo com a camisa unionina. O jogador, autor do gol que deu a vitória ao União, saiu  brigado com o ex-presidente Arni Spiering. Os dois chegaram a bater boca após um jogo do Estadual, no Luthero Lopes. Diogo, no mesmo ano, foi campeão da Copa Governador pelo Vila. Ele ainda defendeu o Goiás e o Atlético Goianiense e atualmente está no Anapolina.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img