29.4 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Rondonópolis vira a capital da velocidade na terra

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Dayla Scheffer estará na disputa em Rondonópolis
Dayla Scheffer estará na disputa em Rondonópolis

A cidade de  Rondonópolis vai receber a 6ª Etapa do Campeonato Mato-grossense de Fórmula Tubular Carburada neste sábado (21) e domingo (22), na pista do Parque de Exposições “Wilmar Peres de Farias”. No sábado, a partir das 14 horas, o público vai poder acompanhar o treino livre e no domingo a partir das 9 horas da manhã os motores fervem com a corrida. É adrenalina pura.
A categoria surgiu como uma variação do Autocross, que foi introduzida no Brasil na década de 70, onde procurava-se pistas nas quais impunham dificuldades como saltos, curvas bem fechadas e muito, mas muito barro.
Participavam os Bajas (que eram fuscas preparados para os trancos das provas) e os “gaiolas” (construídos especialmente para este tipo de prova). Minas, São Paulo, Paraná e Mato Grosso, foram os estados onde o esporte mais se desenvolveu.
Enquanto os “bajas” pouco mudaram por ser originário de um carro de produção em série, as “gaiolas” tiveram um grande desenvolvimento, pois são carros construídos especificamente para esse tipo de prova.
Carros bipostos passaram a monopostos, de motor traseiro para motor entre-eixo, de motores refrigerados a ar, para motores refrigerados a água e assim foram evoluindo a cada etapa. Provas não mais de autocross, mas sim de velocidade na terra, com várias categorias: Turismo 1600 (veículos nacionais de série com motor carburado ou injetado com até 1600 cc entre eles, Gol – Voyage – Uno – Palio – Corsa);
Turismo 5000 (veículos nacionais de série com motor até 5000 cc – Omega – Opala – Mavericks – Dodge Dart)–
Fusca Velocidade, Fórmula Tubular Carburada e Injeta (Gaiolas com motor de Gol “AP” até 1600) e miniformulas  (com motor 2T ou 4T de várias categorias).
Água hoje só é usada para evitar o excesso de pó que possa prejudicar a visibilidade dos pilotos e do público. O espetáculo é acelerar na terra, levantar a poeira e o publico. Atualmente existem vários campeonatos regionais, estaduais e brasileiro, onde o público vai ao delírio, as famílias participam, as equipes estão crescendo a cada etapa.
Para que o público, não só amante do automobilismo, mas em geral possa tomar conhecimento do automobilismo amador que tem tantos aficcionados e que fazem do esporte a forma correta de se divertir, ou seja, dento de um autódromo, com toda infraestrutura para que o divertimento tenha a segurança necessária.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Atletas de MT conquistam título de vice-campeão em Mundial de Futsal na China

A equipe de futsal de Mato Grosso conquistou o título de vice-campeã no Mundial Universitário, em Shanghai, na China....
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img