15 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Massa lidera testes na pré-temporada

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A exemplo do primeiro dia de treinos, segunda-feira, Felipe Massa foi na terça, de novo, o mais rápido, com a nova Ferrari, no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Mas ele mesmo fez questão de fazer a torcida “manter os pés na terra”, como disse. “Nós apenas tivemos, de fato, até agora, um ótimo início de preparação, mas não sabemos qual a nossa real condição se comparada aos outros por não conhecermos com quanta gasolina cada um está treinando.”
Nesta quarta, último dia de treino, três campeões do mundo entram na pista: Fernando Alonso substitui Massa na Ferrari, Michael Schumacher a Nico Rosberg testam a Mercedes, e Jenson Button e Lewis Hamilton, a McLaren.
“Estou contente por fazer bom tempo que não completava tantas voltas em dois dias de treinos. Feliz porque fisicamente me encontro muito bem e com o carro, sempre confiável, fácil de guiar e bastante encaixado com minha maneira de pilotar”, disse Massa.
Nesta terça foram nada menos de 124 voltas no traçado de 4.005 metros (496,6 quilômetros) e segunda-feira, 102 (408,5). Somadas (905,1) as distâncias percorridas representam o equivalente a três grandes prêmios, em dois dias. “Começamos a compreender como eu, como piloto, e o carro devem se comportar variando consideravelmente o volume de gasolina no tanque”, explicou Massa.
Este ano, com a proibição de reabastecer durante as corridas, os carros vão variar de 10 quilos na classificação a 170 na largada Pela manhã, num desses experimentos, provavelmente com pouco combustível, Massa registrou 1min11s722, o melhor do dia. Voltará a treinar, agora, entre os dias 10 e 13 em Jerez de la Frontera, na Espanha também.
O campeão do mundo de 2008, Hamilton, acelerou nesta terça pela primeira vez a McLaren MP4/25. “A diferença para o carro do ano passado é a mesma entre o dia e a noite”, definiu, entusiasmado com o projeto.
Os tempos de volta não tem extrema representatividade nesses testes, em especial agora com o mesmo piloto podendo variar 4 segundos alterando apenas o volume de gasolina. Hamilton fez 1min12s256 (108 voltas), terceiro do dia. O japonês Kamui Kobayashi, com Sauber, provavelmente mais leve, como fez Pedro de la Rosa segunda-feira, obteve o segundo tempo, 1min12s056 (96).
O companheiro de Schumacher na Mercedes, Nico Rosberg, não tentou uma volta mais veloz de manhã, por isso ficou com 1min12s899 (119), quinto mais rápido. Mas, como a todos, sua preocupação é trabalhar o W01, entender como acertá-lo para as condições tão distintas que enfrentará. Robert Kubica, da Renault, gostou da melhora do R30. Marcou 1min12s426 (119), quarto.
As diferenças verificadas entre os tempos de Rubens Barrichello, da Williams, para Massa nos dois dias foram significativas. E preocupantes. Nesta terça, Rubinho obteve 1min13s377 (102). Segunda-feira, 1min14s449, diante de 1min12s574 do piloto da Ferrari. “Não começamos como gostaria, mas ainda temos pelo menos 30 cavalos para tirar do motor Cosworth, só com o correto mapeamento eletrônico, o que reduzirá essa diferença”, falou Rubinho. Nesta quarta o alemão Nico Hulkenberg o substitui na Williams.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img