28.3 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

STJD interdita Couto Pereira

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Estádio Couto Pereira foi interditado nesta segunda-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), um dia após as cenas de barbárie protagonizadas pela torcida do Coritiba ao término do jogo com o Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro – empate por 1 a 1, que rebaixou os paranaenses. O clube deve ainda perder dez mandos de campo e receber multa em torno de R$ 200 mil. Todas essas punições, somadas, soam ainda como insuficientes para a gravidade do incidente, pelo menos na opinião de alguns especialistas em direito esportivo ouvidos pela Agência Estado.
De acordo com o jurista Marcílio Krieger, ex-auditor do STJD, o Coritiba deveria ser suspenso de suas atividades. Isso só seria possível com uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que teria de se valer do Artigo 48 da Lei Pelé para aplicar a punição, por meio de um processo administrativo. “Os fatos são gravíssimos e a CBF tem de agir”, disse Krieger.
Com uma eventual suspensão, segundo o jurista, o Coritiba estaria impedido de inscrever jogadores, o que poderia levá-lo ao rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro. “Uma coisa seria consequência da outra”, explicou Krieger, que ficou chocado com a violência no Couto Pereira. “Na esfera da Justiça comum, vários daqueles torcedores têm de ser indiciados por tentativa de homicídio.”
Na avaliação da advogada Vera Otero, que defende mais de dez clubes de todas as séries do Campeonato Brasileiro, a interdição e a perda de mando de campo podem resultar até numa saída lucrativa para o Coritiba. “Basta que alguma cidade do Paraná, e várias devem ter esse interesse, ofereça hospedagem e a sua praça de esportes para o clube ao longo do período da punição”, afirmou.
Ela considera uma anomalia do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que a “barbárie” no Couto Pereira receba punição, em parte, equivalente a um caso ocorrido neste ano com o Juventude. “Meu clube perdeu três mandos de campo em razão de uma cusparada de um torcedor no bandeirinha. Não será desproporcional que todas aquelas agressões (em Curitiba) sejam penalizadas com dez perdas de mando de campo?”, indagou.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rio Grande do Sul pode voltar a ter fortes temporais na próxima semana

Há previsão de mais chuvas para o Rio Grande do Sul nos próximos 7 a 10 dias. O estado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img