23.4 C
Rondonópolis
 
 

Fórmula 1 terá novo sistema de pontuação

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Fórmula 1 terá um novo sistema de pontuação a partir da temporada de 2010. Ontem, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou uma mudança que desde já entra para a história de seis décadas da categoria máxima do esporte a motor.
Alegando que mudanças eram necessárias devido ao aumento do grid para 13 equipes e 26 carros, o conselho definiu que o vencedor passará a ganhar 25 pontos, contra os dez que recebe atualmente. O segundo lugar, antes premiado com oito pontos, passará a ganhar 20, e o terceiro pulará de seis para 15.
O novo sistema premiará até o décimo lugar, com a pontuação decrescente de 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1. É a maior mudança de todos os tempos na pontuação da Fórmula 1, que até o início da década era extremamente conservadora para mudar as regras esportivas da categoria.
Nos primórdios da categoria, entre 1950 e 1959, apenas os cinco primeiros marcavam pontos, em um sistema 8-6-4-3-2, e um ponto era dado ao autor da volta mais rápida da prova. Em 1950, o ponto extra foi passado para o sexto colocado.
Entre 1961 e 1990, a Fórmula 1 teve o mesmo sistema de pontuação, o clássico 9-6-4-3-2-1, contemplando os seis primeiros colocados. Em 1991, o primeiro colocado passou a ganhar dez pontos, em um esquema que perdurou até 2002.
Em 2003, na maior mudança até então, os oito primeiros colocados passaram a ganhar pontos, no sistema 10-8-6-5-4-3-2-1. Desde seu início, contudo, esse método de distribuição da pontuação foi criticado por não valorizar a vitória, pois a diferença para o segundo colocado fora reduzida.
BRUNO SENNA E BUTTON APROVAM
O brasileiro Bruno Senna aprovou a mudança no sistema de pontuação da Fórmula 1 para 2010. Ele estreará na categoria na próxima temporada, pela também novata equipe Campos, e afirmou que a nova regra poderá ajudá-lo a marcar pontos.
”Vai ajudar bastante as novas equipes e os pilotos estreantes como eu. Será uma oportunidade que elas terão de apresentar resultados aos patrocinadores e ganharem algum dinheiro. Se o formato atual fosse mantido, as chances de as estreantes terminarem as corridas na zona de pontos seriam bastante remotas”, disse Bruno Senna.
Campeão da temporada da Fórmula 1, o inglês Jenson Button também aprovou as alterações na pontuação. “É uma grande ideia. É legal levar cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado quando você vence. Isso é importante porque todos nós gostamos de vencer corridas”, afirmou o inglês, que correrá pela McLaren em 2010.
Button também destacou a pouca diferença de pontos entre os primeiros colocados na temporada 2009. “Eu venci seis corridas neste ano e fiquei só dois pontos [à frente do segundo colocado]”. Caso a nova pontuação estivesse em vigor neste ano, o inglês teria faturado o campeonato com uma margem folgada de pontos. A segunda posição ficou com o alemão Sebastian Vettel. O brasileiro Rubens Barrichello terminou em terceiro na classificação geral.
Confira o novo sistema de pontuação da Fórmula 1:
1º – 25 pontos
2º – 20 pontos
3º – 15 pontos
4º – 10 pontos
5º – 8 pontos
6º – 6 pontos
7º – 5 pontos
8º – 3 pontos
9º – 2 pontos
10º – 1 ponto

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Porque o Alonso tem 37 pontos com uma vitória que vale 25 pontos e um 4º lugar que vale 10 pontos, e o Massa tem 33 com um 2º lugar que vale 20 pontos e um 3º lugar que vale 15 pontos?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img