22.7 C
Rondonópolis
 
 

TSE recebe mais de mil denúncias de disparo em massa no WhatsApp

Até agora 256 contas foram banidas pela plataforma do aplicativo de mensagens

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
TSE e Whatsapp, em parceria, monitoram comportamentos considerados “não autênticos” de usuários do aplicativo de mensagens – (Foto – Agência Brasil)

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (28) que recebeu 1.037 denúncias de disparos em massa de mensagens no WhatsApp.

As contas do aplicativo são suspeitas de disseminar conteúdos falsos durante as eleições municipais. As denúncias foram recebidas entre 27 de setembro e 26 de outubro.

Após passarem por um processo de checagem, 17 foram descartadas por não estarem relacionadas com as eleições. Foram enviadas para providências da plataforma 1.020 denúncias, que realizou o banimento de 256 contas.

Aline Osório, secretária-geral do TSE, constatou: “É preciso falar que até este momento, a menos de 20 dias das eleições, entendemos que a situação da desinformação relativa ao processo eleitoral está sob controle”.

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Os números fazem parte dos primeiros resultados da parceria entre o TSE e a empresa para combater às fake news durante a campanha
No início da campanha, o tribunal lançou uma plataforma de denúncias. Para informar sobre mensagens suspeitas, basta preencher um formulário, que está disponível no site do TSE.

“O foco do WhatsApp na parceria com o TSE é identificar comportamento abusivo de contas suspeitas de fazerem disparo em massa. Não há acesso ao conteúdo dentro dessa parceria.

De outro lado as contas são banidas pelos números. Não há neste primeiro momento nenhuma identificação de quem são os responsáveis por esses números”.

 

Devido à pandemia de covid-19, o primeiro turno das eleições deste ano foi adiado de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.
Os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img