31.1 C
Rondonópolis
 
 

Mercado: Preços em alta do milho favorecem exportações

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
As vendas do milho para a exportação estão mais favoráveis nesse momento em relação ao ano passado (Secom/MT)

 

Mesmo com a soja tendo seu lugar garantido na produção mato-grossense, tudo aponta para o milho como uma grande aposta para a próxima temporada agrícola no Brasil, em função do novo cenário internacional.

As cotações do milho na bolsa de Chicago registram agora em junho o maior patamar dos últimos 5 anos. Apesar de o Brasil estar no caminho de uma produção histórica do cereal, o mercado tem sido influenciado por chuvas excessivas nos Estados Unidos, os maiores produtores e exportadores globais, o que gerou um atraso recorde no plantio e quebra de safra.

Nesse contexto, para a safra 19/20, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os negócios já estão a todo vapor, com reportes indicando 15,26% da produção vendida.

Tal volume de milho comercializado nesse período é atípico para o Estado de Mato Grosso, dado a forte valorização nas cotações do dólar e da bolsa de Chicago para jul/20 no período, enquanto que, na média dos últimos cinco anos, as vendas do cereal apresentavam um avanço de apenas 2,42%.

Com a recente valorização nas cotações da bolsa de Chicago e do dólar proporcionando maior competitividade no mercado externo, enquanto que em Mato Grosso o preço começa a ser pressionado pela entrada da colheita, as vendas do milho mato-grossense para o mercado externo têm sido favorecidas, com grande parte das regiões do Estado apresentando adiantamento na comercialização das safras 18/19 e 19/20.

Esse cenário se mantendo, segundo os analistas, vai impactar na formação da próxima safra.

 


 

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Primeira vez: MT receberá atletas de 23 países durante Campeonato Ibero-Americano

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa em 11 dias, em Cuiabá, com atletas de 23 países. A competição será...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img