25 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Disputa em 2024: Vários nomes fortes vão esquentar eleições

Pré-campanha eleitoral em Rondonópolis vem sendo tida como a mais movimentada até o momento em Mato Grosso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Nomes cotados até agora para a disputa: Thiago Silva (MDB), Cláudio Ferreira (PL), Adilton Sachetti (Republicanos), Paulo José Correia (PSB), Aylon Arruda (PSD) e Carlos Augustin, o Teti (PT) (Foto – Arquivo)

2024 chegou e será o ano de mais uma importante eleição para Rondonópolis e também uma das mais acirradas da história da cidade, a julgar pelos nomes colocados até agora como pré-candidatos a prefeito.

Isso por conta da importância estratégica da cidade, tanto do ponto de vista econômico quanto político, o que desperta o interesse dos grandes partidos e lideranças locais e estaduais. A pré-campanha eleitoral em Rondonópolis vem sendo tida como a mais movimentada até o momento no Estado.

Um dos nomes fortes dessa nova disputa eleitoral é o do deputado estadual Thiago Silva (MDB), político ainda jovem que surgiu no movimento comunitário e que já era apontado com um nome forte na eleição de 2020, mas preferiu se dedicar ao seu primeiro mandato de deputado.

Tendo feito isso, agora diz estar melhor preparado e pronto para enfrentar os possíveis adversários. Além do seu espólio político pessoal, terá a estrutura do seu partido para lhe ajudar a turbinar sua possível candidatura.

Outro nome muito forte na política local que já anunciou que pretende disputar o pleito eleitoral é o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos), que já passou pela prefeitura e é lembrado até hoje como um bom gestor.

A seu favor terá o fato de ser um legítimo representante do agronegócio, setor que mais gera empregos e gera impostos no estado, e um de seus pontos fracos com certeza será o fato de estar afastado da política e dos holofotes da imprensa, além de ser um desconhecido pelos eleitores que se mudaram nos últimos anos para a cidade. Caso confirme a candidatura após as convenções, certamente será um nome de peso.

Igualmente forte, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PL) é outro favorito ao pleito, tendo como principal base o eleitorado da chamada direita, principalmente os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas também contará com apoio de políticos tradicionais como o senador Wellington Fagundes, seu companheiro de partido.

Ferreira já disputou a eleição para prefeito em 2020 e ficou em terceiro, quando ainda não tinha exercido nenhum cargo público. Mais experiente e com um mandato de deputado no currículo, ele tende a ser um dos favoritos.

O presidente do Sanear, Paulo José Correia (PSB), nome que conta com o apoio do prefeito José Carlos do Pátio, é outro que deve chegar forte na disputa, devido principalmente ao apoio do prefeito, que já demonstrou que não medirá esforços para transferir votos para seu candidato.

O peso da máquina pública também servirá como impulsionador de sua candidatura e, somados, esses fatores devem colocá-lo entre os favoritos e todos ligados à política sabem a capacidade de conquistar votos que o atual prefeito tem.

O ex-prefeito Percival Muniz, atualmente filiado ao MDB de Thiago Silva, é outro nome constantemente colocado entre os possíveis candidatos, o que demonstra que o velho Barba, como também é conhecido, ainda tem um peso político muito grande entre o eleitorado rondonopolitano, mas o próprio Percival não tem aparecido em público e nem feito as articulações políticas de quem pretende ser candidato.

A tendência é que ele apoie ou até indique a esposa Ana Carla como vice, restando saber se apoiará o candidato de seu partido ou se irá por outro caminho.

O atual vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) é outro que tem dito que pretende ser candidato, mas é nítido que pretende pleitear o apoio de Pátio, que por sua vez já se comprometeu com Paulo José, o que pode levá-lo a apoiar o candidato indicado pelo prefeito.

Caso não seja candidato a prefeito, Aylon, que faz parte do grupo político do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, deve disputar uma eleição de deputado federal.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Correndo por fora, mas com o apoio importante do presidente Lula, o empresário Carlos Augustin, o Teti (PT), deverá ser a novidade do pleito. Grande empresário do agronegócio, ele será a aposta do PT para eleger uma bancada de vereadores e contará com a militância petista e com a gorda verba do Fundo Eleitoral para montar uma grande estrutura de campanha e pode surpreender na votação.

Outros nomes devem surgir e podem até mudar todo o rumo das discussões e articulações, mas até o momento esses são os principais nomes colocados e deixam antever uma eleição com muitos e fortes candidaturas, o que para os entendedores significa uma eleição aberta em que qualquer um dos favoritos podem levar a eleição.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img