33.5 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Município fará o plantio de cerca de 12 mil mudas neste ano de 2019

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A primeira ação de plantio de mudas em 2019 foi realizada no 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) – Foto – Wheverton Barros

Ampliar a cobertura verde do município, proporcionando, além de beleza paisagística, a criação de microclimas para amenizar as altas temperaturas da cidade. Com este objetivo, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deu início, nesta semana, à ação de plantio de diversas de árvores nativas do bioma Cerrado, que prevê para este ano o plantio de cerca de 12 mil mudas em áreas instrucionais e públicas do município.

A primeira ação de 2019 foi realizada no 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), que recebeu a doação de 1,5 mil mudas de árvores de diversas espécies nativas, entre elas: angico, aroeira, ipê, carobinha e pata-de-vaca. As mudas foram usadas para o reflorestamento de uma área de 1,5 hectares. O plantio das mudas foi realizado por soldados numa praça esportiva do 18º GAC que estava desativada.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Copetti, o plantio voltado às áreas instrucionais, públicas e urbanas do município (como áreas verdes, praças, ruas e avenidas, entre outros) tem por objetivo a recuperação ambiental e a ampliação da vegetação.

A ação da Semma de promover o plantio de árvores nativas segue ao longo do ano, quando outras mais de 10 mil mudas devem ocupar espaços institucionais e públicos da área urbana do município. “A ampliação da cobertura verde, além de proporcionar bem-estar à população, com a melhoria climática, ajuda proteger o solo e também incentiva a consciência de preservação ambiental”, destacou o secretário, observando que as mudas doadas fazem parte do estoque do Horto Florestal de Rondonópolis.

O gerente do Horto Florestal, Nicolas de Freitas, informou que as mudas doadas foram obtidas por meio de compensação ambiental. “Sempre que alguém necessita fazer a supressão da vegetação de determinada área, solicitamos que seja feita a compensação por meio do plantio em outra localidade ou da doação de mudas ao município, afim que possamos fazer a arborização de espaços públicos institucionais da cidade”.

Oficial de Meio Ambiente do 18º GAC, o tenente Armando destacou que a doação destas mudas pelo Município, além de fortalecer o vínculo entre as duas instituições, que são parceiras em várias ações, foi importante para atender “a nossa necessidade de recompor a cobertura vegetal da área do quartel, além de contribuir para o aumento da consciência ambiental dos militares”.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img