Mato Grosso registrou este ano 481 inscrições de escolas públicas no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013, sendo que deste total, 218 foram concluídas. Houve um crescimento de 37% em relação ao número de inscritas do ano passado (350) e 55% em relação as 140 que efetivaram a participação em 2012.
O prazo para alistamento no PGE, que é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) terminou no domingo (16). As inscrições e os documentos postados no site do Prêmio já estão sendo avaliados pelos Comitês Regionais, constituídos nos municípios polos dos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro).
A coordenadora estadual do PGE 2013, Cátia Cristina Figueiredo, informou que os Comitês são compostos por assessores pedagógicos, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretarias Municipais de Educação e Universidades. “Nesse momento eles deram início ao processo de análise, avaliação e seleção dos melhores projetos de gestão”, disse.
Cada um dos 15 grupos avaliativos terá até o dia 12 de julho para encaminhar a Comissão Estadual os trabalhos das duas unidades que possuem melhor gestão, antes eles terão de fazer uma visita avaliativa a essas Escolas. Caberá a Comissão Estadual composta por servidores da Seduc e representantes dos mesmos seguimentos dos Comitês escolher a Escola Destaque Estadual, que receberá R$ 6 mil.
O diretor ou diretora da unidade eleita também participará de uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos juntamente com os outros 26 representantes das escolas destaques estaduais do País. A viagem visa obtenção de conhecimento do modelo educacional americano.
As seis unidades escolhidas como finalistas da etapa Brasil, cujos projetos começarão a ser avaliados pela Comissão Nacional em 11 de agosto poderão receber R$ 10 mil e a eleita destaque nacional R$ 30 mil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos.
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