25 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Líder da Nicarágua elege esposa como vice e tenta reeleição – 13h01′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O presidente da Nicarágua, o sandinista Daniel Ortega, escolheu sua esposa para concorrer como sua vice nas próximas eleições, que acontecem em novembro deste ano. O anúncio foi feito na última terça-feira, dia 2, pelo próprio ex-guerrilheiro, ocasião em que disse ter escolhido Rosario Murillo para defender a igualdade de gêneros. “Não tínhamos dúvidas de que o vice teria que ser uma mulher. E quem melhor do que minha parceira, que já foi testada no trabalho e provou ser muito eficiente e disciplinada”, declarou.

Murillo, que já é vista como “braço-direito” do líder, também é filiada à causa Sandinista e já atuou como porta-voz do governo.

Ortega, de 70 anos, está na frente nas sondagens e deve se reeleger para seu terceiro mandato.

Ele disputará o cargo com os opositores Pedro Reyes, do Partido Liberal Independente (PLI), que foi tirado do Parlamento recentemente, e Maximino Rodríguez, ex-rebelde de direita nos anos 1980, pelo Partido Constitucionalista Liberal (PLC).

Histórico – Ortega comanda a Nicarágua pela segunda vez. Ele já esteve no Poder na década de 1980, à frente da Revolução Sandinista.

Sua reeleição é possível após impulsionar, em junho, uma reforma constitucional.

Essa é só mais uma de uma série de medidas polêmicas, sendo que, na última semana, ele conseguiu a cassação de 16 opositores no Parlamento após uma duvidosa manobra política.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img