35.6 C
Rondonópolis
 
 

UE duplica recursos e destinará 1 bilhão de euros à Ásia Central – 13h59′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A União Europeia (UE) proporcionará 1 bilhão de euros até o ano 2020 aos cinco países da Ásia Central para financiar programas de desenvolvimento e segurança, especialmente os relacionados à luta contra o terrorismo, anunciou nesta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov.

As declarações do ministro cazaque foram feitas após uma reunião em Astana com a alta representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Federica Mogherini.

“A UE adotou uma nova estratégia para a Ásia Central. O orçamento e o financiamento para a região cresceu mais que o dobro, até 1 bilhão de euros, para cobrir âmbitos como educação, comércio e segurança focando na luta contra o terrorismo”, comentou Idrissov.

Além disso, o ministro cazaque disse que os recursos também serão utilizados para fazer frente a questões ambientais.

“A peculiaridade da nova estratégia da UE para a Ásia Central é que há um enfoque global e ao mesmo tempo individualizado para cada região e para cada país”, explicou.

Idrissov informou que as conversas de hoje tinham como objetivo a melhora da estratégia original da UE para a Ásia Central que foi formulada em 2007.

Após se reunir com os colegas de Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão, assim como com os vice-ministros de Relações Exteriores do Tadjiquistão e do Turcomenistão, Mogherini disse que a nova estratégia da UE para a região “é um forte sinal do investimento político da União Europeia na Ásia Central”.

“Temos problemas comuns. Vamos cooperar em áreas que são de interesse para ambas as partes. Decidimos reforçar a cooperação no campo da segurança e da estabilidade”, declarou a representante europeia.

A diplomata da UE também afirmou que a luta contra o terrorismo global está vinculada com a segurança na região centro-asiática.

“A luta contra a radicalização da juventude na Europa e no Mediterrâneo, assim como nos países do Leste, na Austrália e nos Estados Unidos é muito importante. A radicalização dos jovens é um desafio global, um problema comum, e juntos podemos prevenir esta ameaça”, assinalou Mogherini.

“Uma das grandes prioridades da UE é a situação no Afeganistão. Temos que saber como continuar o desenvolvimento do país e como envolvê-lo nesta cooperação regional. No ano que vem vamos realizar uma reunião com nossos amigos afegãos para abordar a situação do Afeganistão. Convido a todos os ministros da Ásia Central a participar dessa conferência”, acrescentou.

Compareceram às conversas com Mogherini os ministros das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov; do Uzbequistão, Abdulaziz Kamilov; e do Quirguistão, Erlan Abdyldayev; assim como os vice-ministros de Relações Exteriores do Turcomenistão, Vepa Hajiyev, e do Tadjiquistão, Parviz Davlatzoda.

Após a conferência ministerial, Federica Mogherini e Erlan Idrissov se comprometeram a assinar um novo acordo melhorado de colaboração entre a UE e Cazaquistão, para substituir o que vigora desde 1999.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no preço de medicamentos. Um...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img