35.5 C
Rondonópolis
, 9 maio 2024
 
 

Líder catalão reconhece que não tem apoio para declarar independência – 13h48′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Um dirigente do partido governante da Catalunha reconheceu, nesta terça-feira, que os separatistas carecem de apoio suficiente para declarar unilateralmente a secessão da Espanha, embora possam “iniciar” um processo de independência.

“Há uma maioria muito importante a favor de construir um Estado independente, mas não é uma maioria suficiente”, reconheceu, em entrevista à rádio Cadena Ser, Francesc Homs, ex-porta-voz do governo regional.

“Mas há uma maioria para iniciar este processo, pois existem 72 deputados (separatistas) no parlamento da Catalunha”, de um total de 135 cadeiras, assegurou Homs, do partido liberal CDC (Convergência Democrática da Catalunha), do presidente catalão em fim de mandato, Artur Mas.

Nas eleições regionais do dia 27 de setembro, duas listas separatistas, a coligação Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) de Mas e a esquerda anticapitalista CUP (Candidatura de Unidade Popular), obtiveram maioria absoluta parlamentar, mas somente 48% dos votos.

Em 9 de novembro, aprovaram uma resolução anunciando o lançamento de um processo de secessão nesta região da Espanha, que deveria culminar em 2017.

A resolução, suspensa pelo Tribunal Constitucional, também proclama que o Parlamento não será submetido às instituições nacionais.

Os independentistas devem escolher o presidente catalão antes do dia 9 de janeiro, quando, devido à falta de acordo, deverão ser convocadas novas eleições na região, as quartas desde 2010.

A CUP, com 10 deputados, segue oposta à figura de Mas, candidato da Junts pel Sí, com 62 deputados, por suas políticas de austeridade e a suspeita de corrupção no CDC.

“Se o que pretendem 10 deputados é impor seu programa da primeira até a última linha (…) é melhor ir às eleições”, advertiu Homs.

Em recente pesquisa de opinião do governo regional, este partido radical passava da sétima para a terceira posição parlamentar (11,1% de intenção de votos). O mesmo estudo apontava que aproximadamente 46,7% dos catalães querem a independência contra 47,8%.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ajuda ao RS: Carretas com doações saem em comboio nesta sexta-feira

Rondonopolitanos participam em massa e, diante da grande quantidade de doações para os afetados com as chuvas no Rio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img