22 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

EUA continuam apoiando a solução de dois Estados israelense e palestino – 13h34′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Casa Blanca reafirmou nesta quarta-feira seu apoio a uma solução de dois Estados, israelense e palestinos, no dia seguinte à vitória nas eleições legislativas israelenses de Benjamín Netanyahu, que enterrou há poucos dias a ideia de um Estado palestino.

A Casa Branca também se declarou preocupada com os discursos de divisão em Israel.

O presidente Barack Obama ainda não ligou para Netanyahu, mas o fará nos próximos dias, informou seu porta-voz Josh Earnst.

Segundo ele, o secretário de Estado John Kerry, por outro lado, já felicitou o primeiro-ministro israelense.

Os republicanos nos Estados Unidos foram os primeiros a felicitar nesta quarta-feira o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu por sua vitória nas eleições legislativas de Israel, duas semanas depois de convidá-lo a fazer um controverso discurso em Washington.

“Felicitações o primeiro-ministro Netanyahu por sua reeleição. É um verdeiro líder que continuará mantendo Israel forte e seguro”, afirmou em sua conta da rede social Twitter Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush (2001-2009) e candidato quase oficial à Casa Branca nas próximas eleições de 2016.

“A mais velha e estável democracia do Oriente Médio outra vez teve uma eleição muito apertada, e precisará formar pacificamente um novo governo”, disse o republicano Bob Corker, chefe da comissão de Relações Exteriores do Senado, que ressaltou que “esperamos seguir trabalhando em nossos interesses mútuos”.

A maioria dos legisladores mais conservadores e hostis ao presidente democrata Barack Obama foram os primeiros a felicitar o líder direitista, que nos últimos tempos fez críticas indiretas ao governo americano.

“Felicitações a Israel e a Netanyahu pela evidente reeleição de Bibi. Teria sido irônico que Obama tivesse conseguido tirar Bibi, mas não Assad”, escreveu o representante republicano do Tea Party Steve King.

Netanyahu alcançou uma vitória inesperada ao conquistar 30 dos 120 assentos do Parlamento, contra 24 da formação de centro-esquerda União Sionista.

Por sua vez, o senador favorito do ultraconservador Tea Party, Ted Cruz, elogiou na terça-feira a vitória de “Bibi” e sustentou que os americanos “estão orgulhosos de estar firmemente ligados aos nossos irmãos israelenses”, também criticando a relação tensa entre o governo de Obama e Netanyahu.

“Seu êxito eleitoral é ainda mais impressionante diante das poderosas forças que tentaram miná-lo, incluindo, infelizmente, todo o peso da equipe política de Obama”, escreveu Cruz.

Os democratas, por sua vez, mantinham discrição nesta quarta-feira, depois de exibirem nas últimas semanas uma visão crítica sobre a atuação de Netanyahu.

Netanyahu incomodou o governo Obama com declarações estridentes, entre outros temas sobre o processo de paz com os palestinos e as negociações com o Irã sobre o controverso programa nuclear de Teerã.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img