22.7 C
Rondonópolis
 
 

Exército paquistanês mata chefe de operações exteriores da Al Qaeda – 08h11′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O exército do Paquistão informou ter matado neste sábado um alto dirigente da Al Qaeda, Adnan El Shukrijumah, chefe de operações exteriores da organização, que esteve envolvido na tentativa de atentado em 2009 no metrô de Nova York.

Shukrijumah morreu em uma operação militar na região de Shinwarsak, na província do Waziristão do Sul, para onde tinha fugido para escapar da ofensiva do exército contra a Al Qaeda no Waziristão do Norte, segundo um comunicado das Forças Armadas.

“Um cúmplice e seu contato local também morreram na operação”, informou o exército. Durante o choque outros cinco insurgentes foram capturados, e um soldado morreu e outro ficou ferido.

O diretor-geral do escritório de relações públicas do Exército (ISPR), Asim Bajwal, cumprimentou os soldados que participaram da operação em sua conta oficial no Twitter e garantiu que “todos os terroristas serão eliminados do solo” paquistanês.

O perfil de Shukrijumah no FBI informa que tem 39 anos e é natural da Arábia Saudita. Na página a polícia federal americana oferece US$ 5 milhões para quem der informações sobre seu paradeiro.

As autoridades americanas qualificaram o complô do atentado contra o metrô nova-iorquino como um dos mais sérios que Nova York sofreu desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

O líder da Al Qaeda fugia da ofensiva militar Zarb-e Azb (Afiado e cortante) iniciada em junho no Waziristão do Norte e que matou até agora, segundo o exército, 1.100 insurgentes e 100 membros das Forças Armadas.

As áreas tribais na fronteira com o Afeganistão são o refúgio habitual de redes jihadistas, membros da Al Qaeda e facções talibãs, tanto paquistanesas como afegãs, devido a difícil acessibilidade e sua situação remota.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img