24.9 C
Rondonópolis
 
 

GENTEÉM…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

EMPATIA PARA SER FELIZ!!!!

Você já ouviu a palavra “Empatia”? E se ouviu alguma vez, já parou para pensar o que é Empatia? E, ainda mais, já se questionou: Como a Empatia pode impactar a vida das pessoas? Inclusive a sua vida? São questionamentos Socráticos que efetivamente fazem parte de nosso cotidiano e, literalmente, nos acompanham em todos os momentos, buscando o resgate do conhecimento, que nutre a alma humana.

O que precisa saber sobre tudo isso é que ser Empático é uma capacidade humana de grande valia para a vivência em sociedade, afinal, ser Empático é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro e buscar entender e, até, ser solidário com suas dores. Ter Empatia é não viver em uma bolha ou uma ilha é saber que o ser humano não foi feito para viver acompanhado unicamente pela solidão, mas sim, viver em sociedade e, para essa convivência harmoniosa, é preciso saber sentir a dor do outro, compreendendo sua ação e reação.

É claro que todos somos diferentes e, que essa distinção nos torna emocionalmente distintos, por isso, nos colocarmos no lugar do outro não é uma atitude fácil, mas, certamente, é humanamente aconselhada, pois a Empatia é “o amor ao próximo na prática”.

Por certo, alguns dirão: “isso tudo é bobagem, jamais conseguiremos nos colocar no lugar do outro ou sentir sua dor”, mas, agora caro leitor, tenho que dIscordar, pois: TER EMPATIA É TER AMOR NO CORAÇÃO!!! É compreender que nada somos ou seríamos se fossemos viver somente marejados pelo individualismo e o desamor aos demais seres humanos, que assim como nós, necessitam de compreensão e de Empatia.

Ter Empatia é, acima de tudo, aplicar o exercício da humildade, afinal não é fácil deixar de lado tudo que aprendemos em nossa vida, nossos valores, crenças e experiências para aceitar algo diferente, algo de outra pessoa, que não se enquadra nos nossos padrões.

Por isso, para TERMOS EMPATIA devemos compreender de que não “somos o centro das atenções” e, especialmente, que precisamos nos despir de nossos conceitos e preconceitos e vestirmos as dores dos outros, com um olhar diferente, fraterno e humano, simplesmente, humano!!!

E, para sermos EMPÁTICOS, devemos estar ungidos do sentimento universal mais valoroso: o AMOR!!! Precisamos não apenas “olhar” o outro, mas, “enxergá-lo”, em suas características e com carinho e atenção ouvirmos suas dores e compreendermos suas ações. Afinal: E SE TUDO TIVESSE ACONTECIDO COMIGO, O QUE EU FARIA??? Assim, o mundo será mais leve e nós seremos mais felizes. Fica a dica!!!

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img