21.1 C
Rondonópolis
 
 

Forças policiais: Curso enfatiza segurança do processo eleitoral

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Curso voltado às forças de segurança ocorreu nesta terça-feira (16/08), no auditório da Casa da Democracia, em Cuiabá (Foto – Divulgação)

Aproximadamente 160 profissionais das forças de segurança municipais, estaduais e federais participaram de um curso, nesta terça-feira (16/08), no auditório da Casa da Democracia, em Cuiabá. O objetivo foi repassar informações relacionadas à segurança das urnas eletrônicas e de todas as etapas que compreendem uma eleição.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou a importância do curso.

“Procuramos abordar tudo que envolve o sistema eletrônico de votação, principalmente as etapas que envolvem as vésperas e o dia da eleição, que neste ano ocorre, em primeiro turno, no dia 02 de outubro. Nossa intenção é que todas as forças de segurança tenham a noção exata de como ocorrerá esse processo para que estejam plenamente preparados para exercer a sua função, em apoio à Justiça Eleitoral”.

Segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do TRE-MT, juiz Bruno D’Oliveira Marques, o encontro também foi uma oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas.

“É importante que a sociedade como um todo tenha essas informações dos técnicos da Justiça Eleitoral para que a confiabilidade na urna, que é algo importante para a democracia, se consolide. As urnas eletrônicas são seguras, são auditáveis, e é importante que essa segurança que a Justiça Eleitoral tem seja transmitida para toda a sociedade, especialmente aos agentes de segurança”.

O conteúdo foi abordado pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Carlos Henrique Cândido. “A ideia foi mostrar mais detalhes sobre como realmente o processo funciona, sobre as eventuais falhas que podem acontecer no dia da eleição e como os agentes de segurança têm que se portar perante a essas situações. A segurança da informação e do processo de votação é extremamente importante e ao ter acesso a esse conhecimento, o profissional de segurança estará mais preparado para intervir, caso haja algum tipo de necessidade”.

De acordo com o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Sérgio Sadao Mori, cerca de 40 policiais federais participaram do curso.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

“Mais do que tentar fazer um juízo de valor a respeito da segurança, nossos policiais precisam ter acesso a uma informação fidedigna, direto da fonte mais correta, que neste caso é a equipe técnica da Justiça Eleitoral. Este ano teremos o uso mais massivo de drones, que na eleição passada já foi um sucesso, apesar de termos contado com menos equipamentos. Vamos aumentar bastante o número de drones, porque teremos tanto os do TRE, como da PF e os da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), visando intensificar a segurança para que o eleitor vote de forma tranquila”.

O curso contou com a participação de integrantes da Polícia Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Guardas Municipais de Cuiabá e Várzea Grande.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img