30.7 C
Rondonópolis
 
 

Área ainda espera começo das obras

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Apesar da promessa para inaugurar em 2012 o terminal ferroviário de Rondonópolis, denominado de Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), as obras no local ainda não começaram. Em Itiquira, a América Latina Logística (ALL) aguarda a liberação da licença de operação do terminal ferroviário, visando definir a data da sua inauguração. A previsão inicial era inaugurar o terminal de Itiquira até agosto de 2011, o que não ocorreu.
Em Rondonópolis, apenas a pastagem e a placa anunciando o Complexo ainda são realidade na área destinada ao empreendimento, com 400 hectares junto à BR-163 (saída para Campo Grande-MS). Vale lembrar que a ALL recebeu a licença de instalação do trecho entre os municípios de Itiquira e Rondonópolis, para a continuidade da obra, desde dezembro do ano passado. O Complexo de Rondonópolis também abrigará várias outras grandes empresas.
Por enquanto, a única obra que anda a todo o vapor na área do Complexo é a do Noble Group, trading de commodities que implantará na cidade uma  fábrica esmagadora de soja e biodiesel. O empreendimento milionário terá capacidade de esmagamento de 4 mil toneladas por dia, totalizando mais de 1,3 milhões de toneladas de soja ao ano, além da produção de cerca de 200 mil m³ de biodiesel.
Apesar das obras do terminal de Rondonópolis não terem iniciado, a ALL repassa que a construção dos trilhos prosseguem, já tendo ultrapassado a cidade de Itiquira. Ao todo, a expansão da ferrovia envolve a construção de cerca de 260 quilômetros de linha férrea entre os municípios de Alto Araguaia e Rondonópolis.
Conforme a ALL, o Complexo Intermodal Rondonópolis será o maior terminal intermodal do País, gerando oportunidade de emprego para 3 mil colaboradores, atendendo mais de 1.200 caminhões por dia e também visitantes da região. A capacidade de carga será de 120 vagões em 6 horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de 2 trens com produtos diferentes. Terá uma capacidade de carregar até 15 milhões de toneladas por ano até 2015.
Em Itiquira, o terminal irá atender os produtores da região e terá capacidade estática de 100 mil toneladas. A movimentação estimada é de 2,5 milhões de toneladas/ano de soja em grãos, óleo de soja, milho, álcool, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres frigorificados e derivados de petróleo, tudo circulando a uma velocidade de até 85 km/hora, em bitola larga, dentre sete pátios de cruzamento.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor se estende até sábado e deve atingir Rondonópolis e mais 44 municípios de MT

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta que a onda de calor que atinge o Estado desde o último...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img