29.7 C
Rondonópolis
 
 

Matraca

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

TÚNEL DO TEMPO

Ele é ex-zagueiro central do Batidinha FC, Olaria EC e lateral direito da seleção de futebol de Rondonópolis, equipes que dividiam a paixão do torcedor rondonopolitano nas décadas de 60 e 70. O ex-jogador é mineiro, natural de Piedade das Gerais (MG), mas foi criado em Belo Horizonte.

Chegou em Rondonópolis em julho de 1959, vindo de BH, para trabalhar na loja de armarinhos  dos tios Armando e Henrique Araújo, a conhecida Casa Araújo, na av. Mal Rondon esquina com a Rua Otávio Pitaluga. Ele trabalhou na loja por 38 anos seguidos, terminando como sócio da empresa, até fechar as portas em 1989.

Em uma entrevista aos coleguinhas aqui da casa para a série “Pioneiros”, o nosso personagem contou que chegou num sábado e, no dia seguinte, já foi convocado por Cândido Borges Leal, o Candinho, para jogar. Depois, integrou algumas equipes da cidade, como Batidinha e Olaria, além de integrar a nossa seleção de futebol amador.

Afirmou que nunca teve envolvimento político partidário, mas salientou que sempre ajudou amigos como o Candinho, ex-prefeito, ex-deputado estadual, já falecido, e o engenheiro Zanete Ferreira Cardinal (ex-prefeito, ex-deputado estadual).

Desgostoso com um episódio ocorrido no antigo Estádio Luthero Lopes, quando uns ‘filhinhos de papai’ detonaram uma bomba caseira na arquibancada próximo ao seu filho caçula, enquanto ele treinava, isso o chateou, a ponto de decidir abandonar o futebol não indo mais ao campo. Depois disso, ele nunca mais voltou ao estádio.

Hoje com 81 anos, o nosso personagem do “Túnel do Tempo” desta semana é o ex-jogador e comerciante aposentado Silvio Nunes Morais, mais conhecido como “Silvão da Casa Araújo”, o zagueirão que infundia respeito a qualquer atacante.


 

BOLA CHEIA

Comerciante aposentado, o Josué Ramos de Oliveira, do centro da cidade, mandou dizer pro Matracoso que ele é contemporâneo do Silvão e, por isso, o “Túnel do Tempo” desta semana, na sua avaliação, foi uma barbada. “Confesso que fiquei muito feliz ao me deparar com a figura do Silvão neste jornal. Isso me trouxe recordações da nossa pacata Rondonópolis daquela época e do nosso velho e acanhado Luthero Lopes. Muito bom. A história não pode morrer”, arrematou.

Seguindo na mesma linha do Josué, o pecuarista Lindomar Soares de Brito, da Grande Vila Aurora, hoje aposentado, palpitou que também fez parte daquela Rondonópolis do Silvão. “Lembro dele não só jogando futebol, como também vendendo tecidos na Casa Araújo”.

A lista de acertadores continua com o nosso palpiteiro mor, Dr. Ednaldo Aguiar, com a Palmira, com a Sílvia Maria Ferreira, com a Márcia dos Santos, com o Pedro da Costa Ferreira, com a Gessy Barros… e por aí segue.


 

MAIS BOLA CHEIA

“Esse jovem do ‘Túnel do Tempo’, pelas dicas, acredito que seja o Sílvio da Casa Araújo, grande zagueiro do Olaria nos anos 70. Eu ainda não estava em Rondonópolis nessa época, mais quando cheguei por aqui, em julho de 1983, e logo fichei em um time de futebol amador da Vila Operária, ouvia comentários dos grandes do futebol amador local e o Sílvio era muito lembrado. Na oportunidade, quero desejar um Feliz Natal a todos rondonopolitanos e aqueles que aqui moram e um Ano Novo com muita paz.

(Quem assina essa é o Dalmi Vaz da Silva, gerente da Regional do Trabalho em Rondonópolis) – quanto à fatura da mensagem natalina e de ano novo lhe será enviada pelo departamento comercial da Casa. kkkkkkkk

“Bom dia! O personagem desta semana foi um grande zagueiro e pioneiro de Rondonópolis. Jogou com meu pai e como o Matraca falou anda na cidade como uma pessoa simples, mas não anônima, pois os da ‘Velha Guarda’ o reconhecem sempre, principalmente pela sua estatura imponente. Grande Silvão da Casa Araújo. (Palpitou o empresário Anísio Dias.

“Boa noite! O personagem do Matraca da Semana é o Silvão, zagueiro que jogava com elegância. Talvez o único torcedor em Rondonópolis da Portuguesa de Desportos de São Paulo. Uma enciclopédia do futebol. (Sou o Lelo Carioquinha, o Rio continua lindo).


 

BOLA MURCHA

Quem furou a bola essa semana com uma baita bigudaça foi o Itamar Ferreira Mendes, morador do Jardim Primavera. “Tenho certeza que esse jovem atleta do ‘Túnel do Tempo’ de hoje [terça-feira – 13] é o nosso inesquecível Waldir Cuiabano, que foi um dos ícones do desporto rondonopolitano e que inclusive jogou no União Esporte Clube”. Você ganhou o troféu Bola Murcha, pela derrapada…
Que pisada na jaca ‘seo’ Itamar! Que o nosso Waldir Cuiabano, no seu descanso eterno e também merecedor de todas as homenagens, tenha piedade desse menino.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img