
Os profissionais que atuam na recepção das unidades de saúde do município de Rondonópolis estão passando por um curso de capacitação. Conforme informou a Prefeitura, o objetivo do curso, iniciado na última quarta-feira (2), é qualificar os servidores que estão na linha de frente nas unidades de saúde municipais, promovendo assim ao público um atendimento mais humanizado e eficaz.
É muito positiva esta iniciativa da administração do prefeito Cláudio Ferreira (PL), que demonstra, com isso, a sua preocupação e compromisso com a melhoria dos serviços que são prestados à população.
O acolhimento dos usuários configura-se com uma etapa fundamental no cuidado, pois é na recepção onde começa a escuta e se faz o direcionamento correto. Recepcionistas capacitados podem oferecer um atendimento mais acolhedor e empático, criando um ambiente mais confortável.
Acerta também o secretário de Saúde, Mykaell Vitorino em promover esse curso de capacitação dos profissionais envolvidos nesse espaço de porta de entrada da rede municipal de saúde, uma vez que o bom atendimento ao usuário é um dos pilares da qualidade dos serviços prestados.
Recepcionistas bem preparados são capazes de oferecer um acolhimento mais eficaz, reduzindo a ansiedade e sofrimento da pessoa que vai até à unidade de saúde a procura de tratamento para alguma doença ou mal-estar.
O acolhimento, que envolve aspectos como respeito, empatia e um ambiente confortável, sem dúvida alguma, influencia positivamente para o bem-estar emocional e físico do indivíduo. Uma vez que recepcionistas capacitados podem oferecer um atendimento mais acolhedor e empático.
Portanto, este curso de capacitação ofertado aos recepcionistas das unidades de saúde do município é um investimento importante à melhoria do atendimento e à valorização dos usuários, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais humanizado e eficiente.