🔊 EDITORIAL: Falta planejamento para alteração no ensino público

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -

🔊ouça o áudio, clicando abaixo…

 

(Foto – Arquivo)

O Governo do Estado está promovendo mudanças em algumas escolas estaduais em Rondonópolis. O fechamento de turmas dos anos iniciais, do 1º ao 5º anos, já era previsto e está ocorrendo em todo o Estado.

Isso porque a manutenção das séries iniciais do ensino fundamental seria de competência dos municípios. Assim, o Governo do Estado passará esses alunos para escolas municipais.

Ocorre que apesar de haver entendimento de que as séries iniciais realmente devem ser ofertadas em escolas municipais, esse processo de fechamento das turmas nas escolas estaduais e recebimento nas municipais precisa ser muito bem planejado.

O que está sendo visto em Rondonópolis é problemático e deixa os pais apreensivos, justamente por falta de definições, planejamento e informações. Para que as turmas deixem de funcionar nas escolas do Estado, o Município precisa estar preparado adequadamente para receber os alunos e isso não parece ser a realidade de Rondonópolis.

Os entes – Estado e Município – que deveriam ter definido juntos como se daria esse processo, mal se comunicam. Já estamos no fim do ano letivo e ainda não há definição de quais turmas serão fechadas e quais escolas municipais receberão esses alunos. Esse impasse é prejudicial, até porque esse processo não deveria afetar os estudantes.

A verdade é que Estado e Município deveriam  estabelecer um cronograma claro do fechamento das turmas e consequente recebimento dos alunos na rede municipal.

Se o objetivo é o Estado fechar todas as turmas de 1º ao 5º ano até 2027, seria primordial um cronograma de quantas vagas seriam fechadas anualmente e quantas deveriam ser abertas pelo Município para garantir as vagas para todos os alunos. Infelizmente, isso não é a atual realidade.

Diante dessa situação, pais e responsáveis não são informados adequadamente e passam a ser afetados, pois deveriam ser os primeiros a saber onde os filhos irão estudar no próximo ano. Não é somente garantir que o aluno não ficará sem vaga, é explicar aos pais objetivamente todo o andamento do processo.

Se as mudanças precisam ser feitas é fundamental que sejam realizadas de forma ordenada, transparente e planejada. Estado e Município precisam se comunicar melhor, planejarem de forma conjunta, caso contrário esse processo causará ainda mais impactos negativos.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Câmara muda lei: Conversão de multas de trânsito por doação de sangue vai valer também para infrações médias

.Uma alteração na lei municipal 14.733 passa a garantir que podem ser convertidas por doação de sangue ou medula...
- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img