24.5 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Não vai faltar água

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Diante da crise hídrica que afeta todo o país, a informação do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) de que a cidade não deverá sofrer com racionamento de água é muito importante. Isso porque o nível do Rio Vermelho já está crítico e a cidade já enfrentou problemas com racionamento de água na época da estiagem em outros momentos.

A preocupação consiste no fato de que parte do município ainda é abastecido com água captada do Rio Vermelho e com a seca histórica, que está causando crise hídrica em muitas cidades brasileiras, Rondonópolis poderia enfrentar problemas. Felizmente, há neste momento, a garantia de que não haverá falta de água e a população pode ficar mais tranquila.

Contudo, mesmo tendo em mente que a cidade não terá que enfrentar um racionamento no abastecimento de água em função da seca neste ano, a utilização da água de forma consciente continua sendo primordial. Não é porque os problemas mais graves de falta de água na cidade parecem que ficaram no passado, que esbanjar esse recurso pode ser tolerado.

É importante que as pessoas façam o uso da água de forma racional. Ela não é um recurso renovável e se a cidade não tem problema nesse momento, isso não quer dizer que não venha a ter em um futuro próximo. Evitar o desperdício é função de todos e cada um precisa fazer a sua parte. Tanto que o Sanear explicou que mesmo com vários investimentos feitos nos últimos anos, quando ocorrem estiagens mais severas, o consumo de água aumenta e a captação reduz devido a baixa do nível do Rio Vermelho, e até a vazão de alguns poços artesianos fica diminuída. No ano passado, o abastecimento chegou a ficar comprometido.

A população precisa cobrar investimentos que busquem evitar problemas de desabastecimento no futuro, mas não pode deixar de contribuir e isso se faz com o uso consciente da água.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img