25.2 C
Rondonópolis
 
 

Falta transformação na saúde

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os atrasos de repasses por parte do Governo do Estado para manter serviços de saúde não são desconhecidos da população. Vivemos uma crise grave, em que hospitais paralisam serviços e ameaçam fechar as portas por falta de dinheiro para atender os pacientes. Há falta de medicamentos, pessoas aguardam em filas gigantescas por uma cirurgia ou até mesmo por simples consultas… A vida de quem depende da saúde pública em Mato Grosso não é fácil.
Não bastassem todos os problemas que são noticiados diariamente, chega agora a informação de que o atendimento domiciliar, que é oferecido via SUS, está em risco. A empresa que presta o atendimento home care em Rondonópolis sempre enfrentou atrasos, mas nunca chegou a atual situação vivida. Há pendências de 2016, meses atrasados em 2017 e várias notas específicas que não foram quitadas. Mesmo assim, o atendimento ainda é mantido para 20 pacientes, mas quem trabalha de graça? Nenhuma empresa e nenhuma pessoa passará meses prestando serviço sem receber, mas não se sabe até quando.
Perder o home care pode representar vários riscos para esses pacientes, assim como está acontecendo com aqueles que já tiveram o benefício cortado. Mutos estão ocupando leitos de UTI porque não podem ficar em casa sem atendimento, muitos estão sendo levados para a UPA, que não é o local adequado para eles. O paciente que precisa de atendimento familiar pode precisar ir para o hospital em alguma situação crítica, mas ele recebe o benefício justamente porque não há necessidade de ficar no hospital. Ele precisa de atendimento 24 horas e, sem o home care, muitas famílias não conseguem cuidar durante todo o dia de quem está doente. Há casos em que precisam parar de trabalhar para dar a atenção necessária ao familiar adoentado, o que só agrava a situação dessas famílias.
O Estado não paga e se nega a conversar, é a falência financeira e moral. Chegamos em um ponto triste na atual gestão, que prometeu transformar Mato Grosso após o devastador furacão de contas públicas Silval Barbosa e companhia. Não há transformação na saúde, estamos regredindo, piorando e lamentando a falta de gestão e cuidados com o povo desse Estado.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img