18.7 C
Rondonópolis
 
 

Idosos amados

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Desde outubro de 2003, o Estatuto do Idoso estabeleceu uma série de direitos para a população brasileira com idade acima de 60 anos. São garantias na área da saúde, assistência social, esportes, transportes, cultura, lazer e bons cuidados. É o mínimo para quem dedicou sua vida inteira para o progresso do País e agora e se encontra em situação limitada em razão da idade.
No domingo passado, o Jornal A TRIBUNA abordou em uma reportagem as principais políticas sociais prestadas à população idosa de Rondonópolis. Nesse contexto, conforme o verificado, ainda é triste saber que essas pessoas tão frágeis ainda são vítimas frequentes de maus tratos, abandono, ameaças, extorsão e negligência.
Por um lado, constatamos que o cuidado com oferta de políticas públicas para a terceira idade contempla as necessidades básicas dessa população em nosso município. Temos que destacar especialmente os bonitos trabalhos desenvolvidos nas associações e núcleos da terceira idade, com oferta de atividades físicas, de lazer e de socialização para esse público.
Apesar dos avanços, os desafios nessa área são muitos, a começar pelo trânsito da nossa cidade. Um exemplo disso é que o número de vagas destinadas a idosos no quadrilátero central da cidade é diminuto para atender a real demanda. Outro obstáculo está na dificuldade de contratação de idosos pela iniciativa privada, encarando-os como se não tivessem mais capacidade.
A maior resistência, por sua vez, é encontrada dentro da própria casa dos idosos, junto aos seus familiares e conhecidos. Em grande parte, visualizamos pessoas na terceira idade sem perspectivas de uma vida produtiva, que apenas veem o tempo passar. Além do mais, muitas famílias ainda privam essas pessoas do principal: a atenção e o amor necessários.
Assim, queremos enfatizar nesse espaço a necessidade de cada família acolher, valorizar e proporcionar oportunidades a seus idosos. Não podemos tratar nossos velhinhos como empecilhos, como objetos, mas como seres que precisam ser integrados à vida da família. Eles precisam, acima de tudo, serem amados e inseridos dentro do seio familiar!

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img