20 C
Rondonópolis
 
 

Parceria essencial

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Em tempo de violência em alta, como o que vivemos atualmente, garantir a prática de ensino tem sido um desafio em meio à influência do tráfico, os casos de agressões de alunos contra professores e os crimes dentro dos estabelecimentos educacionais. A insegurança ronda até as escolas, que deveriam ser locais confiáveis e saudáveis para crianças e jovens.
Não por menos chama a atenção a parceria efetivada entre Polícia Militar e a rede de ensino de Rondonópolis, tanto pública como privada, assim como noticiada ontem pelo Jornal A TRIBUNA. A polícia vem desenvolvendo um projeto salutar objetivando a prevenção da violência nas escolas de Rondonópolis, através do programa “Escola Segura”.
A educação não pode ser difundida se não houver condições de segurança adequadas. Professores e alunos precisam de segurança para a prática de ensino-aprendizagem. É por isso que a parceria efetivada entre Polícia Militar e escolas da cidade é salutar e indispensável nos dias atuais. Infelizmente, o baixo efetivo, até então, impedia esse tipo de iniciativa mais contundente.
Não se pode mais pensar hoje em educação, na sociedade violenta em que vivemos, sem a presença, de forma mais ostensiva, dos policiais nas escolas. Contudo, assim como proposto pelo programa “Escola Segura”, essa presença tem de ocorrer através de abordagem e tratamento diferenciados junto aos estudantes.
Por isso, temos de elogiar a visão da Polícia Militar em estar presente na vida das nossas escolas, com rondas ostensivas diárias, ciclo de palestras abordando a prevenção à violência, às drogas e conscientização contra ações criminosas. Esse tipo de iniciativa cria a imagem que nossas escolas são locais protegidos, não sendo terra de ninguém.
Se possível, esse programa da PM deveria ser fortalecido e incrementado, com maior número de policiais envolvidos, para que a presença policial seja mais ainda mais evidente nas escolas, especialmente naquelas da periferia, onde a necessidade é mais patente.
Com essa parceria, através de um trabalho preventivo, a tendência é que tenhamos alunos mais disciplinados, ambientes dedicados ao ensino mais tranquilos e, sobretudo, com menos avanço das drogas e intervenção do crime.
É como diz o velho ditado popular: quando o gato não está, os ratos fazem a festa. É bem por aí quando os organismos de segurança se ausentam do ambiente escolar… Infelizmente, é a nossa realidade.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img