29.6 C
Rondonópolis
 
 

Medida é bem vinda

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Todas as medidas para tentar, ao menos, minimizar as ações dos criminosos, são muito bem recebidas. Um dos principais alvos dos bandidos aqui em Rondonópolis, sem dúvida, são os aparelhos celulares. Modernos e muito valiosos, eles se tornaram um dos principais atrativos para quem quer dinheiro rápido e fácil.
Quantas pessoas você conhece que teve o aparelho celular roubado pelas ruas da cidade? Sobre quantos furtos você já ficou sabendo? Dizem que a tecnologia está deixando a humanidade “mais idiota”, que as pessoas só querem saber de ficar no celular, estão com eles expostos o tempo todo e chamam a atenção dos bandidos, praticamente pedindo para serem roubadas. Até pelas ruas, andam distraidamente ao celular.
Na verdade, a tecnologia veio para beneficiar, os celulares são pagos com dinheiro de trabalho, a conta é paga com suor do trabalho, e não podemos deixar de usufruir porque estamos reféns dos bandidos. O que precisa mudar não é só o hábito do cidadão, mas o direito de ser livre e não estar na mira, o tempo todo, de criminosos dispostos a tudo.
Mas, deixando de lado um pouco a reflexão sobre o comportamento humano, podemos sim tecer elogios à nova medida proposta pela segurança pública. O usuário que tiver o aparelho de celular roubado ou furtado poderá pedir o bloqueio da linha diretamente na Polícia Judiciária Civil (PJC).
O serviço já está disponível ao cidadão, basta apenas fazer a solicitação informando o número da linha, no ato do registro do boletim de ocorrência. O equipamento será incluído em uma lista de celulares roubados, furtados, extraviados ou perdidos, tanto em território nacional quanto em outros países. Em caso de aparelhos com dois chips, o usuário deverá informar o número das duas linhas.
Pode ajudar a diminuir os índices? Pode. Mas, pode também ser apenas uma mudança breve, já que para o bandido o que não falta é criatividade para driblar e descobrir formas de tirar o bem do próximo. A medida proposta torna um pouco mais ágil o bloqueio de linhas e aparelhos, já que pelas operadoras, os trâmites são mais burocráticos e demorados. Talvez, com uma maior facilidade para bloqueio, o interesse em roubá-los caia um pouco.
Analisando friamente, a vantagem é a praticidade, após o roubo/furto, em bloquear a linha e o aparelho, sem ficar nas mãos da operadora. Mas já fica a dica para a segurança pública: deem um jeito também nas pessoas que conhecem técnicas e artimanhas para desbloquear esses aparelhos. Estamos sempre um passo atrás da criminalidade, vamos torcer para um dia estarmos à frente.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Juros de cartão de crédito sobem e atingem 421,3% ao ano em março

Após dois meses consecutivos de queda, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo apresentou, em março,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img