24.6 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Alunos em perigo

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A que ponto chegamos! Noticiamos na edição de ontem do A TRIBUNA que uma operação policial realizada contra o tráfico em uma escola de Cuiabá resultou na apreensão de 16 alunos, sendo que 15 deles por meio de mandados de busca e apreensão sob a acusação de envolvimento com tráfico e uso de drogas dentro da unidade escolar.
Até então, a grande preocupação era que o tráfico rondava as escolas, abordando, recrutando e vendendo drogas a partir de traficantes à margem da comunidade escolar. Infelizmente, como visto nesta abordagem, o tráfico cresceu tanto que se infiltrou nas escolas, está dentro das mesmas de forma desafiadora.
Essa constatação é preocupante principalmente aos pais diante do risco que estão correndo ao deixarem os filhos no ambiente escolar atualmente, especialmente nas periferias das grandes cidades do Estado. Como saber se o filho não está sendo influenciado ou abordado por esses alunos envolvidos com o tráfico e uso de drogas?
Essa é uma ameaça que toda a comunidade escolar deve estar atenta, principalmente debatendo a necessidade de conscientização dos pais frente aos alunos nesse contexto estarrecedor. O papel da família no assunto é essencial. Como o agente influenciador do mal está próximo, ao lado, o cuidado deve ser redobrado e compete principalmente a cada pai reforçar junto ao filho a consciência de dizer não às drogas.
Ademais, a direção escolar também precisa agir, assim como fez a unidade escolar que sofreu essa abordagem policial em Cuiabá, denunciando situações de uso e tráfico no ambiente escolar, bem como requisitando uma presença maior do aparato estatal dentro dos estabelecimentos em questão. O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é um bom exemplo a ser fortalecido.
Não se pode fingir que as drogas ilícitas estão mais perto do que imaginamos, principalmente fazendo vistas grossas ao problema e deixando o tráfico tomar conta do ambiente escolar por inteiro. É preciso debelar o mal pela raiz, ainda quando não tomou grandes proporções. Caso contrário, teremos realidades insustentáveis na prática do ensino.
Essa notícia dando conta da operação nessa escola, portanto, é um alerta para que a sociedade e autoridades não durmam no ponto.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img