30.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Uma responsabilidade nossa

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

No próximo sábado (16) acontece em Rondonópolis mais uma edição do mutirão “O Rio é Nosso”, projeto ambiental que visa limpar e revitalizar as margens e o leito do Ribeirão Arareau, tão castigado pela ação do homem. O Rio, que no passado exalava vida, hoje mais parece um esgoto a céu aberto. E não é exagero, basta dar uma simples olhada quando passa pelas pontes dentro da cidade, para ver a cor da água. Faça melhor, experimente passar com os vidros do seu veículo abaixados, perceberá o quão grave é a situação. De onde vem esse esgoto? Vem de uma série de fatores, como a falta de saneamento básico completo, ligações clandestinas de esgoto em galerias pluviais (estas feitas por nós moradores), falta de controle e fiscalização desses lançamentos (falhas do poder público), dentre outros.
Além da questão do esgoto, existe também o problema do lixo, já que no leito do Arareau se encontra de tudo. Nas suas margens, muitos encontram o caminho mais curto para se livrar do que não lhe serve mais, como pneus, televisores, sofás, geladeiras… Basta dar uma olhada nos caminhões de caçambas repletos de lixos e entulhos após os dois mutirões do projeto que já foram realizados, chega a ser inacreditável o que as pessoas têm coragem de jogar em um rio, que corta a nossa cidade e deságua no Rio Vermelho, afluente do Pantanal.
Esta será a terceira edição do mutirão e entre os organizadores existe uma esperança, a de retirar desta vez menos lixo do que nas edições anteriores. Será possível? Será que escutamos alguma coisa durante as campanhas de conscientização? Será que aprendemos algo? Ao final do mutirão, e com a contagem de toneladas, teremos esta resposta.
Quanto a iniciativa do projeto, é preciso destacar que toda ação que busca o bem comum deve ser elogiada. São entidades públicas, privadas, não governamentais, empresas e muita gente que se dispõe a sair de casa em um sábado de manhã, para arregaçar as mangas, entrar em caminhos até então desconhecidos e recolher lixo do Arareau.
Aos que vão participar do “Rio é Nosso”, parabéns! Aos que não vão, continuem colaborando com o Arareau. Aos que precisam fiscalizar, façam sua parte, e aos que jogam lixo, entulho ou esgoto clandestinamente… Melhorem! Tenham respeito com a natureza, dependemos dela para viver.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Quero parabenizar pela realização do mutirão. Fui morador da vila aurora e tive o privilégio de banhar nas águas limpas deste córrego.Infelizmente o nosso pode publico não tem dado importância ao bens naturais que possuímos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img