28.2 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Sem fogo e sem fumaça

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Estado de Mato Grosso lidera o ranking de queimadas no País. Um Estado enorme em extensão, dividido entre áreas agrícolas, florestas e cerrado… O primeiro lugar não é de se estranhar tanto. As queimadas acontecem tanto pelo clima extremamente seco durante o período de estiagem, quanto pela ação do homem. Queimadas que acontecem, queimadas criminosas, queimadas que destroem.
O período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso começou a valer anteontem sexta-feira (15) e vai até o dia 15 de setembro, com a expectativa de prorrogação. As multas para quem desrespeitar a norma podem chegar a R$ 7,5 mil por hectare, dependendo da área. Somente este ano, quando se fala em área rural, já foram contabilizados mais de 7 mil focos de calor no Estado.
A proibição é importante porque com tudo muito seco, o perigo do fogo para a realização de limpeza e manejo rural se propagar, principalmente nesta época em que há muito vento, é grande. Os incêndios de grandes proporções são difíceis de controlar, então, é melhor que se evite.
Há também as queimadas criminosas, como por exemplo, as próximas às reservas indígenas, onde os conflitos pela posse de terra podem levar a estes atos criminosos, na esperança de destruir terras protegidas pela lei e, quem sabe, até expulsar uma comunidade. A atenção dos órgãos protetores nesta época deve se redobrada.
O governo de Mato Grosso prevê gastar R$ 1,3 milhão durante o período proibitivo de queimadas no Estado, dinheiro que será usado em batalhões, equipamentos, brigadistas, tudo para garantir passar por um período crítico sem grandes danos.
Em Rondonópolis já podemos sentir que não será fácil, a estiagem está apenas no início e já tem causado grande preocupação, com diversos incêndios já registrados dentro da cidade, que deram trabalho aos militares para serem controlados.
Vale sempre ressaltar que, na área urbana, a queimada é proibida no ano todo, é crime! Por isso, seja na área rural com o período proibitivo, ou na área urbana em que a queimada nunca é permitida, o que se espera é que todos cumpram a lei. A queimada não atinge somente a sua propriedade ou a sua casa, ela atinge a população. Todos precisam desempenhar o seu papel neste momento, principalmente a fiscalização.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img